Embarca nesta aventura – explorar um país que já não existe num autêntico carro Yugo!

A Lonely Planet acaba de publicar um artigo sobre a Yugotour, um parceiro da Into the Balkans em Belgrado que oferece tours pelos sítios emblemáticos da antiga capital da Jugoslávia a bordo de um carro desses tempos!

“Meter-se num carro antigo sem ar condicionado talvez não pareça a melhor maneira de explorar uma nova cidade, mas para os turistas em Belgrado pode ser uma opção que os levará numa viagem a um país que já não existe no mapa.

Os carros Yugo que eram populares na altura

A Yugotour guia os turistas na capital sérvia, mergulhando na história do que foi a República Social Federativa da Jugoslávia num clássico carro Yugo. Os tours começaram há 3 anos, mas a oferta da empresa está a aumentar enquanto a “Yugonostalgia” continua a aumentar o interesse neste país que já não existe. Nina Ivanovic, a nova Directora de Operações, explica que no início não tinham muitos carros e apenas ofereciam um tour. Agora têm 6 carros e 4 tours temáticos. E o cenário ainda se vai tornar mais real pois vão começar a tocar os sucessos musicais da época comunista nos carros e a oferecer os doces e bebidas típicas da ex-Jugoslávia.

Os guias levam os turistas de volta ao passado num carro histórico

Um dos aspectos únicos dos tours é que eles são feitos de carro, nos Yugos, os icónicos (e agora antigos) veículos que eram omnipresentes na antiga Jugoslávia. De acordo com Nina “são uma máquina do tempo. Não têm ar condicionado, por vezes não é o carro mais confortável, mas dá para perceber como era ser dono de um destes carros”

Os tours levam os turistas a um país que já não existe.

A maior parte dos guias da empresa são de Belgrado e apesar de alguns já não serem nascidos no tempo da Jugoslávia comunista, ouviram muitas histórias contadas pelos familiares e amigos. Nina, que nasceu na época comunista alguns anos antes do desmembramento do país, explicou que o benefício dos tours é que os turistas terão a possibilidade de ver partes da cidade que noutros tours a pé não teriam oportunidade. A maior parte dos tours é feita em Nova Belgrado, uma parte da cidade que não existia antes dos tempos comunistas. O tour “ascensão e queda de uma nação” foca-se nos aspectos históricos da antiga Jugoslávia, enquanto que o tour “arquitectura” explora como os estilos dos edifícios de Nova Belgrado estão relacionados com as ideias e espírito daqueles tempos. O “Grande Tour” é uma aventura de um dia inteiro que leva os turistas a ver o famoso Comboio Azul de Tito (o antigo presidente do país) e até aos subúrbios da cidade, à montanha de Avala. Já o tour “Destaques de Belgrado” é um tour curto para pessoas com tempo limitado, onde podem ver o melhor da cidade.

Os turistas passeiam por Belgrado de forma a viverem a história única da cidade

Parte da atracção dos tours para algumas pessoas é o facto de gostarem dos carros históricos, outras preferem a arquitectura Brutalista. Mas frequentemente os turistas estão apenas à procura de uma experiência única fora dos principais pontos turísticos. A Nina diz que muitos turistas até podem estar familiarizados com a história da Jugoslávia de Tito mas que não sabem do que tem acontecido recentemente. “Aqui têm a possibilidade de perceber em detalhe, e normalmente com um ponto de vista diferente do que é apresentado nos media”, remata ela.»

A Yugotour fez um vídeo promocional com um grupo organizado pela Into the Balkans:

Inside look: YugoTour Adventure

Publicado por Yugotour em Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

 

Fale connosco para organizarmos a sua Yugotour em Belgrado aos melhores preços!

 

In: https://www.lonelyplanet.com/news/2018/07/06/yugotour-belgrade-serbia/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=travel+news

Fotos: Yugotour com a colaboração da Into the Balkans

Tradução: Into the Balkans

Este sitio es propiedad de la empresa Talas Travel, agencia de viajes nº 33/2015, de derecho serbio.

Diseño: Joana Figueiredo | Desarrollado por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Suscríbete a nuestro boletín de noticias y gana 50 € de descuento en el siguiente viaje

Gracias por su inscripción.

Pin It on Pinterest

Share This