Belgrado, a super-cidade dos Balcãs

Arrancamos este blog com uma descrição exímia de Belgrado, a super-cidade dos Balcãs, publicada no site da revista Volta ao Mundo em 2015.

“Sejamos justos: Belgrado não é uma cidade bela, no sentido convencional do termo. (…) tem, contudo, um encanto próprio, o encanto dos sítios que gostam de viajantes exigentes, daqueles que apenas se perdem de amores por postais perfeitos. Talvez por isso ainda tenha tão poucos.”

“Não é música ao vivo. É música viva, palavras que não percebemos, que não percebo, palavras bêbadas, sofridas, boémias, como se estivéssemos num filme de Kusturica. Como ele pudesse chegar a qualquer momento. Como se alguém pudesse dizer corta a qualquer momento. A prova, se preciso fosse, de que a ficção, por mais surreal que nos pareça, tem quase sempre os pés assentes na realidade. Será isto que sentem os estrangeiros quando ouvem fado? Talvez seja isto, talvez seja algo parecido, talvez não se compare. Há 15 anos as bombas caíam, lá em cima, e as pessoas, cá em baixo, bebiam rakija, muita rakija, como é possível beber tanta rakija?”

“(…) percebo que esta cidade, esta cidade contemporânea, cosmopolita, mundana, noctívaga, literária, sofredora, ansiosa, fumadora e viciada em cafés, deve tudo ao seu passado. Poderia ser melhor, mas seria sempre outra cidade que não Belgrado.”

In: https://www.voltaaomundo.pt/2015/10/19/o-proximo-grande-destino-europeu/

Foto: Georg Schroll/ CC BY-NC-SA

Este sitio es propiedad de la empresa Talas Travel, agencia de viajes nº 33/2015, de derecho serbio.

Diseño: Joana Figueiredo | Desarrollado por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Suscríbete a nuestro boletín de noticias y gana 50 € de descuento en el siguiente viaje

Gracias por su inscripción.

Pin It on Pinterest

Share This