Lago Bled: O País das Maravilhas no inverno

O Lago Bled é um dos locais mais bonitos da região, atraindo cerca de um milhão de turistas por ano. Apesar de a maioria escolher a primavera ou o verão, a paisagem maravilhosa do lago no inverno é também imperdível. No sopé dos Alpes Julianos, a menos de 50 km da fronteira com a Itália e com a Áustria e a 60 km da capital da Eslovénia – Ljubljana – encontra-se o Lago Bled.

No início do século XX, a vila milenar que rodeia o lago tornou-se famosa por aqui se localizarem as termas mais famosas do então império austríaco. Este local também teve um papel importante na história jugoslava por albergar uma das residências oficiais do Marechal Josip Broz Tito, o presidente do país. Aqui Tito recebeu as mais importantes figuras de estado de visita ao país e organizou reuniões que tiveram grande impacto na então Jugoslávia. Em 1984 a sua mansão foi convertida num Hotel.

Hoje em dia Bled ainda é considerado um dos mais bonitos resorts alpinos. O castelo nevado empoleirado numa ravina rochosa imediatamente acima do lago e o cenário alpino ao fundo compõem uma paisagem diferente e inesquecível. No meio deste lago encontra-se a única ilha da Eslovénia. No passado foi local de adoração de Ziva, a deusa do amor e fertilidade para os antigos eslavos que povoavam a zona, enquanto que hoje, no mesmo local existe uma igreja medieval da Assunção.

Os locais acreditam que, antes do casamento, se o noivo levar a noiva em braços e subir os 99 degraus que levam à igreja, o casal viverá o resto da vida em harmonia. Outra lenda diz que tocar o sino em honra de Nossa Senhora enquanto se pede um desejo pode torná-lo realidade. No Castelo no topo da ravina pode ver-se uma exposição que conta a história de Bled e do castelo.

As águas termais de Bled vêm à superfície no Hotel Toplice Grand, no Hotel Park e no Golf Hotel, apesar de as saunas e hidromassagens serem parte do serviço standard na maioria dos hotéis de Bled.

As montanhas perto de Bled, os Alpes Julianos e Karavanke, também oferecem inúmeras oportunidades para praticantes de ski. Todos os dias saem autocarros de Bled para Krvavec, Kobal e Vogel e a viagem é grátis para quem possuir o forfait. A zona também é uma espécie de Meca para os amantes de ski cross-country, sendo a melhor zona para a prática deste desporto a planície de Pokljuka onde os trails passam por florestas tranquilas e terras de pasto montanhosas.Consulte o site www.rtc-krvavec.si para conhecer os detalhes da estância de ski de Krvavec (preços, datas, estadia, etc).

Aproveite a oportunidade também para visitar o desfiladeiro de Vintgar, a apenas 4 km de Bled. O rio Radovna com as suas cascatas, piscinas e rápidos esculpe o seu leito ao longo deste desfiladeiro de 1,6 km, com as rochas verticais de Hom e Bort de ambos os lados. O caminho termina com uma ponte com vista para a poderosa cascata de Sum com 16 metros de altura.

Muitos turistas preferem apenas passear pela vila e margens do lago. Se essa for a sua opção não se esqueça de provar uma das ofertas gastronómicas mais famosas do Lago Bled, os bolos com creme de baunilha e com uma crosta crocante e dourada. Apesar de poder encontrar estes bolos por todo o país, os locais dizem que os de Bled são os melhores!

Descubra o nosso roteiro que passa por aqui!

 

Outras leituras de interesse:

 

In: http://www.balkaninsight.com/en/article/lake-bled-winter-wonderland

Tradução: intothebalkans.com

Foto: Big Stock Photo

Este site é propriedade da empresa Talas Travel, agência de viagens nº 33/2015, de direito sérvio.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest

Share This