SÉRVIA

COSMOPOLITA E AVENTUREIRA

SÉRVIA

COSMOPOLITA E AVENTUREIRA

O que visitar na Sérvia?

A Sérvia é o maior país da região e tem a maior metrópole, Belgrado. Esta cidade era a capital da Jugoslávia e hoje em dia é uma cidade excitante onde sempre acontece algo, tem um ritmo frenético, sobretudo à noite! A cidade é rica em História, monumentos e grandes catedrais ortodoxas. A norte fica a montanha de Fruska Gora, refúgio para inúmeros Mosteiros Ortodoxos ainda em funcionamento e também a cidade de Novi Sad, a segunda cidade do país. Ainda mais a norte, na fronteira com a Hungria, encontra-se a simpática Subotica reconhecida pela sua arquitectura Art Nouveau e a grande Sinagoga¸ a terceira maior do mundo! A poucos quilómetros, o agradável Lago Palic é um bom destino para fugir da vida quotidiana.

A zona ocidental da Sérvia é polvilhada por montanhas, rios, desfiladeiros/canhões e vilarejos típicos (como Sirogojno) que deslumbram pela sua simplicidade e beleza natural. A montanha de Zlatibor é o ponto de partida para todas essas atrações, sendo o desfiladeiro de Uvac o expoente máximo da beleza natural do país. No caminho a partir de Belgrado poderá visitar a igreja e Mausoléu de Topola – toda forrada a mosaicos e onde está sepultada a família real Karadjordjevic – e o excêntrico Festival do Trompete de Guca caso viaje em Agosto. Este será provavelmente o festival mais excêntrico qem que jamais se imaginou!

Na região oriental o Rio Danúbio é rei! Na zona do Parque Nacional de Djerdap o rio marca a fronteira entre a Sérvia e a Roménia e num curto espaço há vários atrativos como o Castelo de Golubac – magnificamente construído numa morro que parte do rio, a antiga cidade romana de Viminacium, a civilização pré-histórica de Lepenski Vir e ainda a casa rural Kapetan Misin Breg, onde poderá desfrutar da excelente gastronomia da região com umas vistas únicas para o Rio Danúbio e colinas circundantes, tanto do lado sérvio como do lado romeno.

No centro e sul destaca-se o espetacular Mosteiro fortificado de Manasija, e a cidade de Nis, a terceira maior do país. Se pretende aproveitar os desportos de inverno deverá dirigir-se à montanha de Kopaonik! A Sérvia é um país de uma imensa beleza natural com a paisagem recortada por montanhas, vales e rios.

Informações adicionais

A Sérvia é o maior país da região e talvez o mais influente. Belgrado é marcada pelo passado recente, a arquitetura socialista mas também por um tempo mais antigo, da presença turca nesta região, numa fusão incrível de pessoas, religiões e influências históricas. E claro, pela melhor noite da Europa de Leste! O melhor mesmo é visitar!

No norte do país encontramos a região da Voivodina que com as 6 línguas oficiais (sérvio, croata, húngaro, eslovaco, romeno e russínio) comprova a grande diversidade cultural que o passado trouxe a esta região. Os expoentes máximos são as cidades de Novi Sad e Subotica.

A Sérvia é o país herdeiro da Jugoslávia e era o maior estado que compunha a federação jugoslava sendo também a população sérvia a mais numerosa, não só pelos seus próprios habitantes como pelos vários milhões de sérvios que viviam um pouco por todo o país, sobretudo na Croácia e Bósnia. No sul, a província do Kosovo declarou unilateralmente a independência da Sérvia em 2008 não sendo reconhecida pela mesma. A moeda é o Dinar.

“Sava e Danúbio” – Foto por whl.travel em Visualhunt / CC BY-NC-SA

Este site é propriedade da empresa Talas Travel, agência de viagens nº 33/2015, de direito sérvio.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest