CROÁCIA

MUITO MAIS QUE SOL E MAR

O que visitar na Croácia?

A Croácia é, provavelmente, o país que mais pontos de interesse oferece em toda a região, sendo particularmente a costa onde se encontra a maior parte desses atrativos. A capital Zagreb fica no interior e é uma das portas de entrada no país por ter o principal aeroporto. A cidade, de aspecto centro europeu, é bonita e merece ser visitada, apesar de não ser a mais importante em termos turísticos. Um dos locais mais conhecidos são os maravilhosos Lagos de Plitvice, Património Natural da Humanidade pela UNESCO devido à beleza dos seus lagos, passadiços e cascatas/cachoeiras. Ficam a meio caminho entre Zagreb e a costa e a partir daí há uma série de cidades que merecem uma visita.

A costa é dividida em 2 partes – a noroeste a península da Istria de forma triangular onde se destacam as cidades de Porec, Rovinj e Pula – com o seu fantástico Coliseu Romano ­– e ainda Opatija, com os seus hotéis de lux e casinos. Toda a restante costa se chama Dalmácia e é aí que se encontram as famosas Split, Trogir e Dubrovnik, todas Património Mundial da Humanidade e praticamente dispensam apresentações. Dubrovnik é a “jóia da coroa”, também chamada de Pérola do Adriático e é o local principal das filmagens da série Game of Thrones. Mas há outras que são igualmente bonitas embora não tão famosas: Zadar, Sibenik e Korcula são apenas alguns exemplos.

E o que dizer das ilhas croatas? São cerca de 1.200 e 48 são habitadas. Hvar é das mais famosas, sobretudo no verão com as suas festas de sunset, mas se o que procura é diversão em clubes noturnos (e diurnos!) ao estilo de Ibiza o seu destino deve ser a ilha de Pag, em concreto a praia de Zrce. O mar é, ao longo de toda, a costa de um azul esverdeado estonteante  de fazer inveja às famosas ilhas gregas e no verão a temperatura é a ideal para ir a banhos!

Mas nem só de mar e cultura se faz a Croácia. O país conta com 8 Parques Nacionais dos quais o já mencionado Plitvice é o mais conhecido. No entanto há outros de grande beleza, nomeadamente o Parque Nacional de Krka, nas imediações de Sibenik e sensivelmente entre Zadar e Split.

Informações adicionais

A Croácia, em forma de ferradura, é o país do Mar Adriático por excelência! A sua longuíssima costa de águas tranquilas, quentes e cristalinas faz deste destino um local óptimo para visitar no verão. No entanto este país está longe de ser apenas um destino de sol e mar, sendo visitável todo o ano. A costa está polvilhada de cidades medievais, normalmente construídas em pedra e envolvidas em muralhas que as defendiam dos ataques inimigos. A atestar este património histórico, arquitectónico e cultural está a lista da Unesco com o Património da Humanidade: 5 cidades na costa e ilhas da Dalmácia e Istria (as regiões marítimas da Croácia) foram distinguidas com este galardão. A jóia da coroa é a cidade fortificada de Dubrovnik.

O país conta ainda com o maravilhoso Parque Nacional de Plitvice inscrito na lista da Unesco.

As influências culturais da Croácia vêm, naturalmente dos povos que historicamente se relacionaram com esta região. Apesar de a maioria do território ter estado historicamente sob a alçada do império Austríaco (tal como a sua vizinha do norte, Eslovénia) esta influência nota-se mais no norte, onde se situa Zagreb, a capital do país e no leste, na região da Slavonia. O país é independente desde 1991 e a moeda oficial é a Kuna.

Este site é propriedade da empresa Bússola Flexível Unipessoal Lda, registada no Turismo de Portugal com o nº RNAVT 8882.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest