KOSOVO

SALTO NO TEMPO

O que visitar no Kosovo?

O Kosovo é o menor país da região e provavelmente o menos visitado. Isso dá-lhe algumas vantagens como os altos níveis de autenticidade e o baixo custo. Pristina – a capital – é um dos locais de entrada no país através do seu único aeroporto internacional. A cidade compensa o reduzido número de atrativos turísticos com um ambiente vibrante dado pela sua população muito jovem! Numa aldeia dos arredores da cidade fica o Mosteiro de Gracanica – Património da Humanidade da Unesco – e de grande importância para a igreja ortodoxa sérvia.

Prizren é o local mais turístico do Kosovo, famoso pelo Festival de Cinema e centro histórico composto por um pequeno bazar, várias mesquitas e igrejas ortodoxas (a Igreja ortodoxa de Nª Sra. de Levis é Património Mundial) e um castelo que observa tudo lá do alto.

A cidade de Djakovica/Gjakove (nome em sérvio/albanês) está menos preparada e habituada ao turismo mas tem um grande bazar otomano ainda em pleno uso! Outros locais de interesse são Pec/Peja com o seu bazar otomano e sede do Patriarcado da Igreja Ortodoxa Sérvia bem como o Mosteiro de Decani nas suas imediações. Há vários outros mosteiros ortodoxos sérvios da idade média um pouco por todo o torreitório do Kosovo.

Informações adicionais

O Kosovo é o mais jovem país da Europa, tendo declarado unilateralmente a sua independência da Sérvia em 2008. A Sérvia, por seu turno, considera que o Kosovo é o coração da nação pois este era o centro do país na sua versão medieval. Por essa razão encontramos bastantes mosteiros ortodoxos sérvios distribuídos pelo país e alguns considerados Património da Humanidade. É habitado sobretudo por pessoas de etnia albanesa, os albano-kosovares, que professam a religião muçulmana. No entanto, há ainda bolsas de sérvios (servo-kosovares) que se assumem católicos ortodoxos. É, assim, um país que também conta com grande diversidade cultural.

A sua população é bastante jovem, tendo por isso Pristina, a capital, uma “movida” muito própria e com vontade de construir um país moderno!

Os problemas interétnicos que assolaram a região nos anos 90 estão ultrapassados pelo que é totalmente seguro viajar por aqui. Para mais questões relacionadas com o passado (e presente) do Kosovo por favor visite a página de FAQs.

A moeda oficial no Kosovo é o Euro, apesar de o país não fazer parte da União Europeia.

Este site é propriedade da empresa Bússola Flexível Unipessoal Lda, registada no Turismo de Portugal com o nº RNAVT 8882.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest