BÓSNIA E HERZEGOVINA

ENCONTRO DE CULTURAS

BÓSNIA E HERZEGOVINA

ENCONTRO DE CULTURAS

O que visitar na Bósnia e Herzegovina?

A Bósnia e Herzegovina é um país particular, habitado por povos que professam as 3 religiões predominantes na zona: católicos, ortodoxos e muçulmanos. O islão é mesmo a religião maioritária. Toda esta diversidade está refletida nas cidades e localidades do país. A capital, Sarajevo é chamada de Palestina da Europa pois aqui pode encontrar-se numa mesma rua templos religiosos destas 3 religiões e ainda sinagogas, sinal da presença também de comunidades judaicas. O seu antigo bazar turco bem conservado e cheio de mesquitas transportam o turista para o Médio Oriente e a comida é deliciosa! A História europeia e até mundial respira-se por todos os lados.

No sul a cidade de Mostar é provavelmente o local mais famoso do país. Também com uma forte influência otomana, a cidade é uma maravilha classificada como Património Mundial da UNESCO com a sua famosíssima Ponte Velha, um ex-libris da engenharia medieval turca.  Entre Mostar e Sarajevo, perto da vila de Konjic encontra-se o Bunker do Marechal Tito, uma enorme estrutura construída debaixo de uma montanha e que serviria para albergar a elite jugoslava durante meses, em caso de ataque nuclear.

Entre Mostar e a fronteira com a Croácia há vários pontos de interesse: a lindíssima vila de Pocitelj, a cascata/cachoeira de Kravica, o mosteiro de Blagaj Tekija e ainda a vila de Medjugorje – local das últimas aparições marianas, nos anos 80, e actualmente em estudo pelo Vaticano mas que já se converteu num importante local de peregrinação.

Já no interior do país as cidades históricas de Jajce e Travnik merecem ser visitadas. No leste, para quem vem da Sérvia a ponte antiga de Visegrad é Património da Humanidade. Para além do Património Histórico e Cultural o país está repleto de montanhas, rios e Parques Nacionais – destacamos o Parque Nacional de Una, na fronteira com a Croácia – e por isso tem uma beleza natural única e é ideal para a prática de desportos radicais e outdoor. Os preços são muito acessíveis comparando com a Europa Ocidental e no final o país é uma excelente surpresa!

Informações adicionais

A Bósnia e Herzegovina é uma mistura quase perfeita de toda a diversidade cultural que podemos encontrar na ex-Jugoslávia. Os dados do último censos, realizado em 2013 dizem que 50% da população é bosníaca (população de religião muçulmana), 31% são sérvios (religião católica ortodoxa), 15,5% são croatas (religião católica romana) e cerca de 4% identificam-se com outra nacionalidade e/ou religião.

Por aqui podemos perceber que a Bósnia é um país onde ainda se encontram muitas diferenças que o tornam, talvez, o país mais desafiante de toda a zona. Estas religiões estão enraizadas nos seus habitantes de forma marcada, influenciando muitíssimo a arquitectura das cidades e aldeias. Perceber a Bósnia é perceber a região, é perceber o choque de culturas que houve neste ponto do globo ao longo de muitos séculos!

Em 1914 a 1ª Guerra Mundial teve o seu preâmbulo aqui, em Sarajevo, quando nacionalistas sérvios assassinaram o arquiduque Francisco Fernando de Áustria.

A Bósnia fez parte da Jugoslávia até 1992. Nesse ano declarou a independência, mas uma cruel guerra civil assolou o país até 1995, opondo as diversas nacionalidades e religiões que o constituem. Hoje em dia é um país totalmente pacificado e com uma população extremamente acolhedora! A moeda oficial é o Marco Convertível mas em muitos locais o Euro também é aceite como moeda de pagamento ou até as moedas das vizinhas Sérvia e Croácia.

Este site é propriedade da empresa Talas Travel, agência de viagens nº 33/2015, de direito sérvio.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest