BÓSNIA E HERZEGOVINA

ENCONTRO DE CULTURAS

Conheça a Bósnia e Herzegovina

A Bósnia e Herzegovina é uma mistura quase perfeita de toda a diversidade cultural que podemos encontrar na ex-Jugoslávia. Os dados do último censos, realizado em 2013 dizem que 50% da população é bosníaca (população de religião muçulmana), 31% são sérvios (religião católica ortodoxa), 15,5% são croatas (religião católica romana) e cerca de 4% identificam-se com outra nacionalidade e/ou religião.

Por aqui podemos perceber que a Bósnia é um país onde ainda se encontram muitas diferenças que o tornam, talvez, o país mais desafiante de toda a zona. Estas religiões estão enraizadas nos seus habitantes de forma marcada, influenciando muitíssimo a arquitectura das cidades e aldeias. Em Sarajevo, a capital, encontram-se igrejas católicas romanas e ortodoxas, mesquitas e até sinagogas! E o que dizer do bairro antigo e ponte de Mostar, Património da Humanidade, construído durante a presença Otomana (Turca) na região? Ou da ponte de Visegrad, também Património da Humanidade, e também de origem Otomana? A longa presença deste povo deixou marcas indeléveis não só na arquitectura como nos hábitos e cotidiano dos Bósnios, sobretudo dos que ainda hoje confessam o Islão. Perceber a Bósnia é perceber a região, é perceber o choque de culturas que houve neste ponto ao longo de muitos séculos!

Em 1914 a 1ª Guerra Mundial teve o seu preâmbulo aqui, em Sarajevo, quando nacionalistas sérvios assassinaram o arquiduque Francisco Fernando de Áustria.

Este país fica em plena Cordilheira dos Alpes Dináricos pelo que a morfologia é bastante acidentada. Por esta razão é um cenário óptimo para desportos radicais e de natureza.

O que visitar na BÓSNIA E HERZEGOVINA?

Este site é propriedade da empresa Talas Travel, agência de viagens nº 33/2015, de direito sérvio.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest