Tire todas as suas dúvidas
Estas são as dúvidas mais comuns sobre a região e as nossas viagens. Se tiver outras questões por favor envie um email para contacto@intothebalkans.com.
O que são os Balcãs?
Os Balcãs são uma península no Sudoeste Europeu, composta por vários países. Apesar de não haver um consenso claro, normalmente estes são considerados: Eslovénia, Croácia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia, Montenegro, Kosovo, Albânia, Grécia, Roménia, Bulgária e a parte europeia da Turquia.
E que países integravam a Jugoslávia?
A Eslovénia, Croácia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia, Montenegro.
E o Kosovo? Também era parte da Jugoslávia?
O Kosovo era uma região autónoma pertencente à República da Sérvia que por sua vez era um dos estados integrantes da Jugoslávia. No entanto esta região declarou unilateralmente a sua independência da Sérvia em 2008, não tendo este movimento sido reconhecido pela mesma (que ainda considera o Kosovo como uma região do seu território). A nível internacional muitos países reconheceram esta independência mas muitos outros não o fizeram pelo que o estatuto da região não está totalmente esclarecido.
A Into the Balkans tem como objetivo divulgar as maravilhas desta região sem tomar qualquer partido ou posição política. Neste site mencionamos diversas vezes a região do Kosovo de forma isolada apenas por uma questão prática, não refeltindo isso qualquer tomada de posição ou imparcialidade.
Sei que nos anos 90 houve algumas guerras na ex-Jugoslávia mas não me lembro bem deste período. O que aconteceu?
A resposta a esta pergunta é complexa! De forma muito resumida, a Jugoslávia era uma federação composta por várias repúblicas (estados), nações, povos, línguas e religiões. Nos anos 90, algumas dessas repúblicas quiseram abandonar a federação e constituir países independentes. Isto levou ao conflito em várias regiões devido às diferentes vontades que tinham as várias comunidades que habitavam o mesmo espaço geográfico.
Mas como é que isso aconteceu? Não tinham vivido pacificamente até aí?
Tinham. Mas os eventos dos anos 90 não podem ser vistos de forma isolada. Para perceber o que aconteceu temos que mergulhar na história vastíssima que esta região sempre produziu, nos diferentes impérios que a colonizaram e perceber que esta região sempre foi o ponto de encontro entre o Ocidente e o Próximo Oriente.
A Jugoslávia foi um país criado após a I Guerra Mundial que procurou agrupar num só estado todos os povos eslavos do sul da Europa, que até então tinham estado, na sua maioria sobre a alçada do império austríaco e otomano (turco). Ao formar-se este novo estado diferentes povos, religiões e culturas foram colocados sobre um mesmo tecto, alguns do quais rivais no passado.
No pós II Guerra Mundial o Marechal Tito liderou o país e conseguiu levar a uma efectiva “irmandade e unidade”, no entanto, após a sua morte em 1980, a unidade entre os diversos povos começou a enfraquecer. A queda do Muro de Berlim, em 1989 e consequente fim dos regimes socialistas na Europa Central e de Leste levou a alterações radicais nestes países, tendo como expoente máximo a busca da liberdade e de regimes democráticos.
Todas estas alterações num estado multinacional como era a Jugoslávia levaram às tais perspectivas diferentes em relação ao futuro, o que originou os conflitos armados. Esteve em causa sobretudo a vontade de permanecer na federação Jugoslava ou de seguir um caminho independente.
A região ainda é perigosa?
Não, de maneira nenhuma!
A região está totalmente pacificada, não oferece qualquer perigo para os locais ou turistas. Recomenda-se no entanto cordialidade e respeito pelos hábitos de cada região e religião.
Mas Bósnia, Sérvia e Kosovo ainda me soam a países estranhos e/ou perigosos...
Mas não são, é uma ideia errada! Nos anos 90 foram notícia bastantes vezes pelos piores motivos mas agora vive-se com normalidade.
Venha conhecer, prometemos uma agradável surpresa! É impossível ficar indiferente a esta região depois de vir pela primeira vez!
Como são as pessoas? São simpáticas com os turistas? E os sérvios em particular? Sempre ouvi dizer que eles foram os responsáveis pelos acontecimentos dos anos 90.
As pessoas são muito simpáticas por toda a região e gostam de receber os turistas. Sobretudo quando um estrangeiro sabe 1 ou 2 palavras nos idiomas locais! Em alguns países onde o turismo é menos comum, as pessoas são muito prestáveis e esforçam-se bastante por fazer os turistas sentir-se bem e apreciar o seu país!
Quanto ao papel dos líderes políticos sérvios nos eventos dos anos 90 deixamos ao juízo de cada um. No entanto não é de mais alertar para a excessiva demonização que a imprensa internacional fez deste povo, tendo todas as partes envolvidas uma parte da responsabilidade.
Ultrapasse o preconceito e surpreenda-se com este povo hospitaleiro, divertido e pronto para disfrutar do melhor que a vida tem para oferecer!
Como são organizadas as viagens?
Há 2 tipos de tour: viagens privadas feitas à medida do cliente ou viagens organizadas através de agências de viagens que revendem os nossos pacotes. Fique atento à nossa programação! Conhecemos a região por dentro e apenas trabalhamos estes destinos. Assim garantimos que quem viaja connosco terá uma experiência única!
Venha conhecer os Balcãs!