Conheça a Macedónia
A Macedónia do Norte é um dos países mais desconhecidos da antiga Jugoslávia e mesmo de toda a Europa. Os grandes atrativos são a sua capital, Skopje, com o seu bazar turco bem conservado e pitoresco que realmente nos transporta para a vida no início do século XX quando o seu território ainda era administrado pelo Império Otomano (Turco). A cidade tem ainda um castelo medieval e a parte nova da cidade, que recentemente foi renovada e reconstruída com elementos neoclássicos que nos recordam a importância desta região no período da antiga Grécia Clássica.
Imperdível também é a cidade e Lago de Ohrid, Património da Humanidade. O lago tem umas vistas fantásticas e numa das margens, pertíssimo da fronteira com a Albânia, foi construído o Mosteiro de Sveti Naum.
Outros locais de interesse são as cidades de Bitola e Prilep com os seus antigos bazares turcos e ainda o Parque Nacional de Mavrovo com o fenomenal Mosteiro de Sveti Jovan Bigorski e o Parque Nacional de Galicica entre o Lago Ohid e o Lago Prespa. Na Macedónia a comida é deliciosa e os preços ainda simpáticos.
Informações adicionais
A Macedónia é mais um pequeno país que saiu da desintegração da Jugoslávia, em 1992. Praticamente desconhecido para a generalidade das pessoas, tem uma história vasta, quer durante o período clássico (sobretudo a influência grega) quer posteriormente com as influências bizantinas e otomanas. Hoje em dia ainda é um país que procura o seu espaço entre os seus vizinhos, tradicionalmente mais fortes: Sérvia, a Albânia, a Grécia e a Bulgária, para além do Kosovo.
O Lago e Cidade de Ohrid são outro ponto de atração turística do país, pela sua beleza arquitectónica e natural, com inúmeras igrejas ortodoxas erguidas num cenário idílico, tendo mesmo sido declarado Património da Humanidade.
As suas gentes são afáveis, demonstrando vontade e curiosidade de falar com estrangeiros, dado o pouco desenvolvimento deste sector no país. A moeda oficial é o Denar.
“Lago Ohrid” – Foto por Franx’ em Visualhunt.com / CC BY-NC