Os países dos Balcãs são seguros? Vai-se surpreender com as repostas!

Quando falamos dos Balcãs ainda persistem algumas dúvidas quanto à segurança destes países. Há uma ideia generalizada de que, pelo menos alguns deles, ainda não são seguros, são instáveis e hostis a turistas, para além de “não haver nada para ver”. Estes preconceitos herdados dos conflitos dos anos 90 não podiam estar mais equivocados e a reação é normalmente bastante positiva por parte de quem visita a região pela primeira vez.

Mas melhor que falarmos de opiniões particulares é apresentarmos dados concretos. O site Vision of Humanity (www.visionofhumanity.org) publica anualmente um Índice de Paz Global que reflete o nível de segurança de cada país. A escala varia entre muito pacífico (verde escuro) e muito pouco pacífico (vermelho) e tem em conta uma série de indicadores de segurança e bem-estar das populações.

Mas então em que situação estamos na região dos Balcãs? Todos os países estão num intervalo médio ou bom em termos de segurança. A Eslovénia destaca-se como muito pacífica, o país com melhor ranking da região e o 11º a nível mundial (de 163 países). Algo que não surpreende para quem conhece este pequeno país. “Pacífico” é realmente um adjetivo que lhe assenta bem!

 

Lago Bohinj na Eslovénia, o 11º país mais seguro a nível mundial

Para ser mais fácil efetuar comparações apresentamos o ranking de Portugal e Brasil. Enquanto Portugal ocupa um honroso 4º lugar a nível mundial, o Brasil ocupa um lugar mais modesto, é o 106º a nível mundial, com um nível intermédio de paz social.

Mas voltemos à segurança nos países dos Balcãs. O ranking segue com estes países, todos com um nível alto de segurança (verde claro no mapa): Roménia (24º), Bulgária (26º), Croácia (27º), Albânia (52º), Sérvia (54º) e Montenegro (58º). Aqui já vemos algumas surpresas positivas já que a Albânia e a Sérvia costumam ser vistos com desconfiança. No entanto são países super tranquilos e muito hospitaleiros! Por comparação, outros países que consideramos seguros estão no mesmo patamar de segurança, mas até alguns níveis abaixo: Reino Unido (57º) e França (61º)!

 

Canhão de Uvac na Sérvia, 54º do ranking mundial de segurança

A seguir vêm os países com um nível de segurança intermédio: Grécia (79º), Macedónia (87º), Bósnia (89º) e a região do Kosovo que neste estudo aparece no 92º posto. Todos com um nível equivalente ao da Grécia, um país considerado… seguro!

 

O Lago Ohrid, na Macedónia. O país ocupa o 87º posto no ranking mundial, a meio da tabela

Vale a pena dizer ainda que os Estados Unidos da América ocupam um modesto 121º posto no ranking. Parece que é mais seguro viajar para qualquer país dos Balcãs que para o país mais poderoso a nível mundial! Aproveite e venha conhecer os Balcãs!

 

In: http://visionofhumanity.org/indexes/global-peace-index/
Texto e fotos: Into the Balkans

Este site é propriedade da empresa Talas Travel, agência de viagens nº 33/2015, de direito sérvio.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest

Share This