O mercado de Natal de Zagreb é o melhor da Europa… há 3 anos consecutivos!

23/10/2018 | Cidades, Croácia, Cultura, Zagreb

Um dos segredos mais bem guardados da Croácia é que, a sua capital, Zagreb, tem um dos melhores Adventos na Europa. Este período que antecede o Natal foi considerado em 2017, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor Mercado de Natal da Europa pela pesquisa online da European Best Destinations.

Três títulos seguidos. Votos reais de pessoas reais. Parabéns Zagreb!

O Mercado de Natal de Zagreb tem um programa repleto de eventos, espectáculos e especialidades gastronómicas. Luzes de velas cintilantes, displays coloridos, comida e bebida festiva, concertos, coros, está tudo lá. O ano passado foi assim:

  1. Diversão (Fuliranje)

Fuliranje

Fuliranje (Diversão) é provavelmente o evento mais original do Mercado de Natal de Zagreb.

Com mais de um milhão de visitantes, 500 concertos, eventos de música e DJs, apresentações de rua e exposições, os seus ouvidos e olhos ficarão impressionados com tantas coisas interessantes, engraçadas e originais. Palhaços, cuspidores de fogo, gigantones e outros personagens fascinantes farão de Fuliranje a sua parte favorita do Mercado de Zagreb.

Mais uma coisa. Não deixe de experimentar algumas das especialidades culinárias tradicionais e delícias doces, feitas especialmente para esta ocasião.

 

  1. Parque Zrinjevac

Zrinjevac Park

Este é o lugar onde desfrutar de enfeites de Natal exclusivos e lembranças artesanais locais. Aqui também terá a oportunidade de experimentar as especialidades quase esquecidas de Zagreb como o bem conhecido krpice sa zeljem (massa com repolho), um alimento básico de Zagreb. E os magníficos strudels!

 

  1. Patinagem no gelo na Praça do Rei Tomislav

Patinagem no gelo na Praça Tomislav

Entre o Pavilhão de Arte e a estátua de Tomislav (o primeiro rei croata) encontra-se o cenário ideal para patinar no gelo! Com música de fundo agradável, uma variedade de delícias culinárias e muitos eventos culturais, este ambiente mágico de inverno garante muita diversão.

 

  1. Praça Europeia

Praça Europeia

A zona pedonal da Praça Europeia, no coração da cidade, é o local ideal para passar alguns momentos de qualidade com os amigos e, ao mesmo tempo ver um bom filme, aquecer-se com um copo de vinho quente ou simplesmente encontrar uma boa prenda de Natal. Uma rica oferta de concertos, atracções e exposições – a par com outras cidades europeias – torna este local imperdível.

 

  1. Klovićevi dvori

Galeria Klovićevi dvori

Klovićevi dvori Gallery é a maior galeria na Croácia e outro local muito interessante do Mercado de Natal de Zagreb. Foi inaugurado em 1982 e recebeu o nome do artista do século XVI Juraj Julije Klović, que nasceu na Croácia. Encontra-se na zona histórica de Gradec, na cidade alta de Zagreb e a sua variedade de programas é sempre intrigante, para um público mais amplo. A galeria recebe cerca de 30 exposições por ano.

Créditos: Adventzagreb.com

 

  1. Torre Lotrščak

Enquanto passeia pela cidade alta, vai encontrar a famosa Torre Lotrščak. Foi construída no século XIII com o objetivo de proteger a porta sul da cidade. Não hesite em subir e apreciar uma vista perfeita de 360 ​​graus de Zagreb. Se for à torre ao meio-dia, não se assuste com o som de um canhão. O canhão da Torre Lotrščak é também conhecido como o canhão Grič e é disparado todos os dias para marcar o meio-dia. Perto da torre, há um funicular, construído em 1888, que liga as cidades baixa e alta e é o mais antigo sistema de transporte público da cidade.

Suba à torre e testemunhe a melhor vista de Zagreb que a época natalícia pode oferecer.

 

  1. Backo Mini Express – Comboios em miniatura

Créditos: adventzagreb.com

As crianças vão adorar! Em apenas três metros quadrados, o modelo apresenta a pista de ski de Sljeme (uma pista na Croácia) com neve, esquiadores, snowboarders e equipas de serviço. Também há uma miniatura da pista de patinagem no gelo da Praça Tomislav.

Para além de centenas de modelos de comboios que normalmente funcionam na linha Backo Mini Express também há miniaturas de comboios especiais de natal!

Comboios em miniatura

 

  1. Túnel Grič

Créditos: adventzagreb.com

Um local de conto de fadas na Cidade Alta, localizado entre a torre Lotrščak e o edifício DHMZ, na bela e histórica rua Vranicanijeva Poljana. É aqui que poderá desfrutar de comida gourmet e música de fundo, jazz e grandes DJs.

O lugar em si é realmente bonito, vale a pena ir lá e ver com os seus próprios olhos!

 

  1. Praça Strossmayer

Enfeites de Natal

Este é outro lugar agradável e tranquilo para visitar nesta época. Esta praça tem o nome de um famoso bispo católico, político croata e principal figura cultural da época, Josip Juraj Strossmayer.

Observe o deslumbrante palácio histórico na Praça Strossmayer e deixe-se transportar de volta para o século XIX. Esta praça era muito importante para os cidadãos de Zagreb porque qualquer pessoa que quisesse ser considerada importante precisava de ter uma casa nesta parte da cidade. Poderíamos chamá-la de área residencial VIP da época.

 

  1. Museu de Artes e Ofícios

Museu de Artes e Ofícios

Caso queira enriquecer a sua visita de Natal a Zagreb com alguma experiência cultural, então este é o lugar.

A menos de 200 metros do Museu Mimara, encontrará o Museu de Artes e Ofícios. Fundado em 1880, o museu foi concebido com o objetivo de reunir uma coleção de amostras de diferentes estilos e materiais por mestres artesãos e artistas para reavivar a produção de items para uso diário. O edifício, construído em 1888 por Hermann Bollé, é um dos primeiros edifícios construídos especificamente para acomodar tanto um museu como uma escola. Estilisticamente, o edifício é um grande palácio historicista no espírito do renascimento alemão. Na coleção diversa do museu, há cerâmicas, relógios, peças de vidro, peças de design, móveis, instrumentos musicais, pinturas, trabalhos de fotografia, esculturas e acessórios de moda.

O Mercado de Natal de Zagreb vai decorrer na capital croata entre 1 de Dezembro e 6 de Janeiro e todas as informações podem ser consultadas em http://www.adventzagreb.com.

 

Texto: https://www.culturalplaces.com/blog/why-advent-in-zagreb-is-the-best-advent-you-will-ever-visit/

Fotos: European Best Destinations, Cultural Places ou fonte na legenda da foto

Tradução e adaptação: Into the Balkans

Este site é propriedade da empresa Talas Travel, agência de viagens nº 33/2015, de direito sérvio.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest

Share This