Era uma vez na Jugoslávia

Com este post damos a conhecer o arquivo online Once Upon a Time in Yugoslavia. É uma autêntica viagem ao passado, à cultura POP dessa Jugoslávia nova, moderna, que saía da 2ª Guerra Mundial renascida e renovada e que se afirmava, com algum sucesso, como uma alternativa ao capitalismo ocidental e à rigidez comunista do Bloco de Leste. Prova desse reconhecimento foi a organização dos Jogos Olímpicos de inverno em Sarajevo (hoje Bósnia e Herzegovina) em 1984.

Era a Jugoslávia do famosíssimo Yugo, o carro de produção nacional que, orgulhosamente, chegou a ser vendido nos Estados Unidos da América apesar de ser apelidado de “mau”, dos electrodomésticos Gorenje (ainda à venda em Portugal) e dos verões na costa Adriática. Era a “Irmandade e Unidade” tão apregoada pelo Marechal Tito, os êxitos desportivos, os grandes projectos de infra-estruturas, a arquitectura Brutalista e a nova cena pop e rock nos anos 80 e 90, já bastante influenciada pela música do ocidente e de onde saíram os nossos conhecidos Goran Bregovic ou Emir Kusturica.

Aqui poderá encontrar uma colecção vintage de postais, ilustrações, anúncios, fotografias, videos e músicas, sobretudo dos anos 50 aos anos 80, sem esquecer também a secção dedicada à arquitectura, antiga e moderna. Um verdadeiro mergulho no passado, num país que já não existe!

 

Picture property of igoyugo.tumblr.com

Este site é propriedade da empresa Talas Travel, agência de viagens nº 33/2015, de direito sérvio.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest

Share This