Tour Bulgária Macedónia Albânia e Kosovo

8 NOITES 

Neste tour vamos viajar por 4 países da região sul dos Balcãs. Se a Bulgária já começa a ser mais conhecida, sobretudo desde 2007 – data em que entrou na União Europeia – o mesmo não se pode dizer dos outros 3 países, que continuam a ser dos mais desconhecidos da Europa… Que segredos guardam a Albânia, o Kosovo e a Macedónia do Norte?

O passeio passa por 4 capitais europeias, 5 locais Património Mundial da Unesco (um em cada país e 2 no Kosovo), Parques Nacionais, numerosos mosteiros ortodoxos de beleza ímpar e igual número de mesquitas, para além da gastronomia e ritmo de vida tão característico desta região, onde o café é o combustível para o dia a dia destas populações!

Winston Churchill dizia que “Os Balcãs produzem mais história que a que conseguem consumir”. Vamos rever vários eventos históricos – alguns bem recentes – que provam que esta velha máxima continua muito presente… Se por um lado a Macedónia é independente apenas desde 1992, por outro o seu nome composto – Macedónia “do Norte” – é bem recente, de 2019. O que leva um país a alterar o seu nome? Que pressões exerceram os seus vizinhos para que tal acontecesse? A troco de quê?!… Em relação ao Kosovo, qual a situação? A declaração unilateral de independência foi em feita em 2008 mas serão mesmo um país independente? Não são os kosovares também albaneses? Por falar em Albânia, esse não é um país muito estranho e o mais atrasado da Europa? E a Bulgária? Sabia que a Bulgária não reconhece o povo ou a língua macedónia pois considera-os uma derivação do bulgaro?

BEM VINDO AOS BALCÃS!

 Itinerário Curto

DIA 1: Chegada a Sófia (Bulgária)
DIA 2: Visita a Sófia e Mosteiro de Rila
DIA 3: Skopje (Macedónia do Norte)
DIA 4: Ohrid
DIA 5: Berat (Albânia)
DIA 6: Tirana
DIA 7: Prizren e Pristina (Kosovo)
DIA 8: Mosteiro de Gracanica e regresso a Sófia (Bulgária)
DIA 9: Partida

Sófia

Rila

Skopje

Ohrid

Berat

Tirana

Prizren

Pristina

Gracanica

Sofia

Testemunhos

Foram fabulosos e inesquecíveis os dias em que por aí andamos, tudo com uma organização exemplar, com excelentes circuitos, com excelentes guias e, realço, com restaurantes de topo, nos quais, sempre nos foi servida uma comida bem representativa da gastronomia local, toda ela, igualmente, com um toque notória excelência.

A vossa dedicação, o notório conhecimento dos conteúdos e a simpatia de todos os envolvidos na preparação e concretização da nossa viagem pelos balcãs foram elementos determinantes para que todos tivéssemos ficado mais enriquecidos culturalmente e desejosos de, num futuro breve, podermos partir para outras aventuras, quiçá por terras da Eslovénia, da Croácia, da Bósnia, ou do Montenegro.

Manuel S.

O Guia

Tiago é o guia desta viagem e também o mentor da Into the Balkans! Vive em Belgrado (Sérvia) desde 2016 mas a sua paixão por esta região é bem mais antiga. Tudo começou em 2005 em Ljubljana, capital da Eslovénia como um simples estudante Erasmus. A partir daí deu-se a entrada num mundo novo, desconhecido, e palavras como Eslovénia, Croácia, Bósnia, Sérvia, Jugoslávia, Belgrado, Sarajevo, Dubrovnik, Tito, Mar Adriático, Burek, Kafana, etc passaram a fazer parte do quotidiano. O gosto pela região desenvolveu-se e com ele as viagens, as pesquisas e as conversas sobre a região… Como todas as paixões tem algo de inexplicável, de irracional até, mas que cresce paulatinamente. Quanto mais descobria mais queria descobrir!

Viajar com o Tiago é portanto uma experiêcia altamente enriquecedora, narrada em directo por alguém que conhece a região como poucos estrangeiros a conhecem e que é praticamente um local! Vamos embora! Hajdemo! 🙂

Detalhes do Itinerário

Dia 1: Chegada a Sófia (Bulgária)

Chegada a Sófia, Bulgária.

Dias 2: Visita a Sófia e ao Mosteiro de Rila (Bulgária)

Sófia é uma das antigas capitais do Leste europeu onde ainda se pode sentir alguma dessa atmosfera dos tempos comunistas! Com avenidas largas e imponentes edifícios governamentais que demonstravam o poder do estado e o seu posicionamento acima do cidadão comum. A magnífica Catedral de Aleksandar Nevsky de cúpulas verdes e douradas é o ex-libris da cidade.

O Mosteiro de Rila é um dos mais famosos mosteiros ortodoxos dos Balcãs e uma verdadeira maravilha da arquitectura, insicrito na lista de Património da Humanidade desde 1983.

Dia 3: Skopje (Macedónia do Norte)

Visita guiada a Skopje, a capital da Macedónia do Norte. A cidade tem um extenso legado otomano cujo maior legado é o seu bazar chamado Carsija, ainda em uso nos dias de hoje! No entanto a maioria da sua população professa a religião ortodoxa. Sofreu recentemente uma reforma integral das ruas e praças centrais para lhe devolver o carácter clássico ao qual as autoridades do país querem ligá-lo, nomeadamente ao período de Alexandre Magno. É, portanto, uma cidade onde proliferam estilos arquitetónicos e períodos históricos.

Dia 4: Ohrid (Macedónia do Norte)

Visita guiada a Ohrid – um lago e cidade histórica, Património Mundial da UNESCO. A cidade é famosa pela autenticidade das suas casas e importância histórica que teve enquanto centro do saber e da religião ortodoxa no período da Alta Idade Média e Renascimento. As vistas para o lago são incríveis e as capelas e mosteiros construídos nas suas margens ajudam a compor um cenário idílico, dos mais bonitos de toda a Península Balcânica.

Dia 5: Berat (Albânia)

A cidade de Berat é um dos locais Património da Humanidade na Albânia e ponto de partida para a nossa incursão neste país. Cidade histórica, quase intocada desde os tempos do Império otomano, é uma jóia da arquitectura deste período, coroada com um castelo com uma panorâmica impressionante sobre a cidade! Uma viagem à Albânia profunda e autêntica!

Dia 6: Tirana (Albânia)

Visita guiada a Tirana, a capital e maior cidade da Albânia e uma perfeita desconhecida para o turismo de massas. Tirana tem o seu passado bem marcado nas ruas, praças e edifícios da cidade: do longo período otomano (turco), passando pelo período fascista e posteriormente comunista. Esta é uma cidade que, tal como o país, tem uma diversidade de religiões assinalável, conseguindo um feito raro em toda a região dos Balcãs: convivem todas em paz!

Dia 7: Prizren e Pristina (Kosovo)

A cidade de Prizren é o principal ponto turístico do Kosovo. Do alto do seu castelo avista-se a imagem mais conhecida do país: a mesquita Sinan Pasha que demonia todo o skyline da cidade, o rio e a Ponte de Pedra bem como a zona histórica nas imediações da Mesquita. Prizren é uma cidade multicultural com 3 línguas oficiais que ilustram o passar dos séculos, de povos e nações: sérvio, albanês e turco! Tem ainda a Igreja ortodoxa de Nossa Senhora de Ljevis, inscrita na lista de Património Mundial da Unesco.

Pristina é a capital do auto proclamado estado do Kosovo. É uma cidade jovem (não fosse o Kosovo o país com a menor média de idades na Europa) e cheia de vida, de restaurantes, bares e cafés! Pisar as ruas da cidade é percorrer os caminhos da recente História europeia e mundial e ver alguns dos edifícios mais emblemáticos do período brutalista (segunda metade do séc. XX) como a Biblioteca do Kosovo.

Dia 8: Visita ao Mosteiro de Gracanica (Kosovo) e ida para Sófia (Bulgária)

Visita ao Mosteiro de Gracanica (Património da Humanidade pela Unesco), um dos mais importantes mosteiros medievais para a Igreja Ortodoxa Sérvia, construído no séc. XIV e ida para Sófia.

Dia 9: Partida

Transfer para o aeroporto de Sófia e partida.

TOUR BULGÁRIA MACEDÓNIA ALBÂNIA E KOSOVO

O Preço inclui:

  • Transfers de/para o aeroporto de Sófia para o hotel na chegada e partida;

  • Todos os transportes (de carro até 9 lugares) e gastos associados como combustível, portagens/pedágios, estacionamento, etc;

  • Tour leader permanente em português;

  • 3 noites em Hotéis de 4 estrelas em quarto duplo com pequeno-almoço/café da manhã;

  • 3 noites em Hotéis de 3 estrelas em quarto duplo, com pequeno-almoço/café da manhã;
  • 2 noites em Alojamento Privado de categoria superior (8,6 de pontuação no Booking.com) com pequeno almoço/café da manhã;
  • Taxas de turismo em cada cidade;
  • Entradas, visitas e atividades pagas: Mosteiro de Rila na Bulgária, Passeio de barco no Lago Ohrid, Museu Nacional da Albânia e Catedral Madre Teresa em Pristina;

  • Visitas privadas com guia local em português em: Sófia, Ohrid, Skopje (espanhol) e Tirana (espanhol);
  • 1 jantar;
  • Seguro de Viagem.

Informações Úteis:

  • Dos 4 países visitados apenas a Bulgária pertence à União Europeia. No entanto todos os outros países permitem a entrada de cidadãos da União Europeia apenas com o Cartão de Cidadão. Para cidadãos brasileiros apenas é necessário ter um passaporte com mais de 6 meses de validade. Não é necessário visto.

  • A moeda na Bulgária é o Lev, na Macedónia o Denar, na Albânia o Lek e no Kosovo o Euro (sim, o Euro, apesar de não fazer parte da UE). Em todos os locais a visitar é fácil cambiar euros em casas de câmbio.

  • Grau de dificuldade: baixo.

  • Grau de conforto: alto.
  • Para mais informações contactar contacto@intothebalkans.com ou enviar mensagem de WahtsApp para o número +351916350847.

O Preço não inclui:

  • Vôos de ida e volta. Entre em contato para recomendarmos as melhores ligações e vôos;
  • Refeições não mencionadas na parte “inclui”;
  • Outras entradas pagas não mencionadas nos custos incluídos;
  • Despesas de carácter pessoal;
  • Gorjetas. Na região há o hábito de deixar 5 a 10% do valor total da despesa em cafés, bares e restaurantes!

Para preços, datas e condições contacte-nos preenchendo este formulário

Este site é propriedade da empresa Bússola Flexível Unipessoal Lda, registada no Turismo de Portugal com o nº RNAVT 8882.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e fique a par das novidades!

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest