Zagreb – o que ver na capital da Croácia em 2021
As capitais são normalmente as cidades mais famosas de cada país mas na Croácia não é assim! Com a forte “concorrência” de locais como Dubrovnik, Split ou os Lagos de Plitvice é normal que esta cidade fique para segundo plano, sobretudo no verão, quando o tempo convida mais a estar perto do mar do que no interior, onde Zagreb se encontra. Zagreb é a maior cidade do país, com cerca de 1 milhão de habitantes, dos cerca de 4,2 milhões do total do país. Ainda assim o centro histórico é relativamente pequeno e facilmente se percorre a pé em um dia.
A cidade divide-se em Cidade Alta e Cidade Baixa e o seu ponto mais central é a Praça Ban Jelacic, onde se encontra uma estátua desta famosa personagem a cavalo. Aqui – e por toda a cidade – podemos quase fechar os olhos e teletransportar-nos para Viena ou Budapeste. Prédios comuns e igrejas remetem-nos para essas duas importantes cidades da Europa Central, ou não tivesse estado o condado de Zagreb sobre a influência da Hungria e do Império Austro-Húngaro durante séculos.
Cidade Baixa
A Praça Ban Jelacic encontra-se no limite da Cidade Baixa e partindo daqui para sul exploramos o resto desta zona da cidade. Logo abaixo da praça encontramos uma espécie de ferradura verde. Na verdade é um extenso parque em forma de “U” bastante agradável de se caminhar! Um projeto digno de registo completado no ano de 1889 que consiste em 7 parques e que pretendeu modernizar a cidade após o violento terramoto de 1880. Partindo da praça principal desça a rua Praska e depois a rua Zrinjevac, Trg Josipa Jurja Strossmayera e Trg Kralja Tomislava (sempre a mesma rua, com nomes diferentes) até chegar à Estação Central de Comboios/Trens da cidade. Ao longo do passeio pela zona verde terá visto a Academia e a Biblioteca Croata de Ciências e Artes, o Pavilhão das Artes de Zagreb e a Estátua do Rei Tomislav (primeiro rei da Croácia).
A partir da estação já vai avistar o imponente Esplanade Hotel Zagreb. Por trás encontra-se o Jardim Botânico que perfaz a parte sul da ferradura verde. Suba a Trg Marka Marulica, Trg Antuna, Ivana i Vladimira e a Trg Republike Hrvatske – mais uma vez apenas uma rua com vários nomes. Também por aqui verá importantes edifícios como a sede dos Arquivos de Estado da Croácia, a Academia de Artes Dramáticas e o magnífico Teatro Nacional da Croácia. Dentro da ferradura encontrará outros museus de interesse, ministérios e uma diversidade de cafetarias bem decoradas, ideais para um pequeno descanso! Termine o passeio pela Cidade Baixa subindo mais um pouco até à Rua Ilica, uma rua comercial que o levará de volta à Praça Ban Josipa Jelacica.
Cidade Alta
A partir daqui tem várias opções para chegar à Cidade Alta. A mais pitoresca é através do pequeno Funicular, construído em 1890, que sai da rua Tomiceva, perpendicular à Rua Ilica. Spoiler alert: prepare-se para ficar um pouco desiludido! Este é o menor funicular do mundo (apenas 66 metros), parecendo quase de brinquedo 😊 No topo do funicular encontrará a Torre Lotrscak que pode ser visitada e de onde se ouve todos os dias desde 1877, ao meio-dia, o som de um disparo de canhão!
A partir da Praça principal da cidade tem várias ruas que levam até à parte alta da cidade, que realmente não fica tão distante assim. Recomendamos percorrer a pequena rua Splavnica e a partir daí subir os degraus até ao Mercado Dolac, o mais famoso mercado ou feira a céu aberto de Zagreb! Aqui poderá comprar toda a variedade de produtos frescos e até de souvenirs e depois sair no extremo nordeste do mercado, por entre os prédios pitorescos que o levarão ao Monumento de Nossa Senhora mesmo em frente à Catedral de Zagreb. Ao redor da catedral sobreviveu aos tempos grande parte das muralhas construídas no século XIV e reforçadas no século XV com o intuito de a proteger dos ataques otomanos.
Porta de Kamenita e Igreja de São Marcos – pontos emblemáticos de Zagreb
Na Cidade Alta há 3 ruas principais, onde abundam comércios e restaurantes: rua Ivana Tkalcica (a mais movimentada), Kozarska e Radiceva. Subindo esta útima viramos à esquerda na rua Kamenita, onde encontramos a Kamenita Vrata (ou Porta de Pedra em português). Esta é uma das 4 portas que havia na muralha ao redor de Gradec (um dos povoados que deu origem à cidade de Zagreb, quando se juntou a outro, chamado Kaptol, em 1851). Esta porta, que é uma espécie de pequeno túnel, tem a particularidade de albergar uma pequena Capela, chamada de Nossa Senhora da Porta de Pedra. Aqui foi colocada uma imagem de Nª Srª. que sobreviveu a um incêndio que devastou a cidade em 1731. Apesar de a moldura ter ardido a imagem ficou intacta. Nª Sra. é a padroeira da cidade, sendo o seu dia celebrado a 31 de Maio.
Após passar a porta e subir a rua Kamenita chegamos ao ex-libris da cidade, a Igreja de São Marcos na praça com o mesmo nome. Esta pequena mas muito fotogénica igreja é especialmente conhecida por ter o telhado pintado com os escudos da cidade de Zagreb e da própria Croácia. Em seu redor encontram-se numerosos edifícios governamentais como o Parlamento, a Sede do Governo, o Tribunal Constitucional e a Câmara Municipal da cidade. A Torre de Lotrscak de que falámos antes fica perto e oferece boas vistas tanto para a Igreja de São Marcos como para a Cidade Baixa. Se não foi lá antes, aproveite agora!
Ah, e não se esqueça de comprar um Licitar, um biscoito de gengibre vermelho em forma de coração. É o souvenir típico da cidade!
Dicas: o Mercado de Natal de Zagreb foi considerado 3 vezes seguidas como o melhor da Europa, entre 2015 e 2017, ano em que deixou de concorrer. Se vai viajar pela Europa Central nesta época não deixe de visitar a cidade! Veja aqui todos os detalhes deste evento.
No final de Março também é organizado o Festival das Luzes de Zagreb, um magnífico evento organizado pela primeira vez em 2017 mas que já começa ser tradição. Inúmeros edifícios, praças e passeios são iluminados num inusual jogo de luzes 😉
Informações práticas
Como chegar
Avião
Periodicamente há vôos diretos de Lisboa para Zagreb, pela TAP ou pela Croatia Airlines, mas não há do Brasil. Nesse caso terá de fazer escala em alguma cidade europeia.
Carro
A cidade está bem comunicada através de uma rede de auto-estradas. É fácil chegar a partir da costa croata, mas também da Eslovénia (e Croácia), da Europa Central via Hungria ou de outros pontos dos Balcãs via Sérvia.
Ônibus/Autocarro
A estação de autocarros fica na Cidade Baixa, a cerca de 10 minutos a pé da estação de comboios. Há muitas ligações nacionais e internacionais. Veja em www.voznired.akz.hr. Atenção, se quiser procurar ligações para Belgrado (Sérvia) terá que procurar por Beograd, no idioma local.
Trem/Comboio
Também de comboio pode chegar a muitos destinos internacionais. Já a nível nacional nem todos os locais importantes estão cobertos. A estação mais a sul é em Ploče portanto não poderá chegar a Dubrovnik por esta via.
Moeda
A moeda da Croácia é a Kuna e é proibido pagar em moeda estrangeira. No entanto encontrará facilmente casas de câmbio por todo o lado. Cuidado com as taxas! O câmbio oficial anda em torno de 1€ = 7,5 kunas e nos melhores locais encontrará taxas bem próximas desse valor, apenas perdendo algumas décimas de kuna por Euro. Também pode trocar Dólares com facilidade. Não aconselhamos câmbios em aeroportos, estações de autocarros ou mesmo em bancos! 😊
Quando ir
O ideal é entre finais de Março e Outubro embora Julho e Agosto possam ser meses bastante quentes. No entanto vale sempre a pena visitar a cidade e até ter em conta o Mercado de Natal mencionado.
Zagreb é uma cidade cara?
É média. Não é tão cara como outras cidades europeias nem tão barata como outros países da região. Os preços são semelhantes aos portugueses.
É necessário visto/passaporte para entrar na Croácia?
Os cidadãos da União Europeia apenas precisam do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão em dia. Os cidadãos com passaporte brasileiro precisam de ter um passaporte com mais de 6 meses de validade, mas não precisam de visto.
Devo dar gorjeta?
Deve deixar uma gorjeta de cerca de 10% do valor total.
Vai visitar Zagreb e a Croácia? Entre em contato connosco para organizarmos o seu roteiro. Temos guias em português por todo o país! 😊
Outras leituras de interesse:
- 10 razões para fazer uma viagem conjunta aos países da ex-Jugoslávia
- Montenegro – o que visitar neste pequeno grande país!
- Top 10 dos locais a visitar nos Balcãs Ocidentais
Texto: Into the Balkans