Património Unesco na Croácia

A Croácia é um dos países mais procurados nos últimos anos na Europa, quer pelo seu extenso litoral e inúmeras ilhas, quer pelas suas pitorescas cidades históricas banhadas pelo Mar Adriático. Algumas delas – como Dubrovnik ou Split – são bem conhecidas e o facto de ostentarem o “selo” UNESCO ainda as tornam mais atrativas. No entanto há outros locais que apesar de também constarem dessa lista de locais Património da Humanidade ainda permanecem relativamente pouco conhecidos e decididamente merecem uma visita! No total o país inscreve 10 locais – 8 culturais e 2 naturais – neste clube selecto. Veja a baixo quais são.

Complexo Episcopal da Basílica Eufrasiana no Centro Histórico de Poreč

A Basílica Eufrasiana de Porec, Património Mundial da Humanidade

No extremo norte da costa croata encontramos a simpática cidade de Porec, conhecida sobretudo por ser um lugar de veraneio. Mas no centro da Cidade Antiga há um tesouro que pode até passar despercebido para quem caminha as suas ruas de forma desinteressada. A Basílica Eufrasiana e todo o Complexo em seu redor (o átrio, o batistério e o Palácio Episcopal) são exemplos fantásticos da arquitetura religiosa, sendo que a Basílica combina elementos Clássicos e Bizantinos de uma forma única. A construção começou no ano de 553 e demorou cerca de dez anos. Outros elementos foram sendo adicionados ao longo dos séculos como a torre sineira, do século XVI.

Cidade Histórica de Trogir

Trogir, Croácia

A bela cidade de Trogir tem um lugar privilegiado na costa da Dalmácia, a apenas 30 quilómetros de Split. A cidade, que foi habitada continuamente por uma sucessão de gregos, romanos, húngaros, venezianos e croatas, ocupa toda a extensão de uma pequena ilha ao largo da costa dálmata mas é acessível de carro através de uma ponte.

Trogir entrou para a Lista de Património Mundial da Unesco na Croácia em 1997 por ser um excelente exemplo de uma cidade medieval construída de acordo com o ordenamento de uma cidade grega ou romana que conservou o seu traçado urbano com um número mínimo de intervenções modernas. Apresenta ainda igrejas românicas e excecionais edifícios públicos renascentistas e barrocos datados do período veneziano (1420 a 1797).

Complexo Histórico de Split com o Palácio de Diocleciano

Split, Croácia

Split é a segunda maior cidade do país e um lugar vibrante que combina perfeitamente o moderno com o antigo. Tal como a vizinha Trogir foi habitada continuamente ao longo de milhares de anos, e por inúmeros povos. A Cidade Antiga está maravilhosamente preservada e oferece uma bela visita aos turistas. Nela se encontra o Palácio de Diocleciano, onde a cidade começou realmente.

O Palácio foi construído entre 295 e 305, mas hoje o que vemos realmente são apenas vestígios, no que viria a tornar-se uma zona residencial que posteriormente seria expandida para fora do perímetro do próprio Palácio, configurando o que hoje se conhece como a Cidade Antiga de Split.

O roteiro completo está aqui.

Cidade Antiga de Dubrovnik

Dubrovnik, Património da Humanidade na Croácia

Dubrovnik, a Pérola do Adriático, é provavelmente o local mais famoso da Croácia. Como se não bastasse toda a fama que já tinha antes, tornou-se, nos últimos anos, ainda mais famosa por ser o local principal das filmagens da aclamada série Game of Thrones.

Dubrovnik é uma cidade histórica, cidade-estado durante séculos que floresceu com o comércio marítimo, sobretudo entre a República de Veneza e o Império Otomano (turco). As muralhas impressionam à vista: enormes, maciças, grossíssimas, envolvem toda a cidade histórica e é precisamente do alto das muralhas que obtemos as melhores vistas da cidade e do mar envolvente. A cidade conseguiu manter, ao longo dos séculos, a beleza das suas igrejas, mosteiros, palácios e fontes de estilo gótico, renascentista e barroco.

A Planície de Stari Grad

Culturas na Planície de Stari Grad, na Croácia – Património Mundial da Unesco. Foto: suncanihvar.com

Na ilha de Hvar, em pleno Mar Adriático, há uma paisagem cultural agrícola que permaneceu praticamente intacta desde que foi colonizada pela primeira vez pelos gregos no século IV a.c.

A arquitetura original desta fértil planície onde se cultivam sobretudo vinhas e olivais manteve-se desde a época grega até à atualidade, sendo também uma reserva natural. A paisagem inclui antigos muros de pedra e ornamentos, que são testemunhos do antigo sistema geométrico de divisão de terras usado na Antiguidade pelos povos gregos (chamados de chora). Este é também um exemplo de um assentamento humano milenar, hoje ameaçado pelo desenvolvimento económico, êxodo rural e abandono das técnicas agrícolas traicionais. Por essa razão foi inscrito na Lista de Património da Humanidade da Unesco na Croácia em 2008.

Para quem está na cidade e ilha de Hvar, este é um agradável passeio para quem quer um dia de descanso do sol escaldante do verão croata!

As lápides medievais de Stećci

As lápides medievais de Stećci. Foto: worldheritagesite.org

As lápides medievais (stećci) encontram-se em 28 locais dispersos pela Croácia e vizinhos Montenegro, Bósnia e Sérvia. São monumentos funerários característicos desta região que datam dos séculos XII a XVI. São esculpidos em calcário e apresentam grande variedade de ornamentos e inscrições que mostram a continuidade dos elementos medievais europeus e a persistência de tradições locais mais antigas.

As stecci são excelentes testemunhos dos aspetos espirituais, artísticos e históricos das culturas medievais do Sudeste Europeu, uma zona onde as tradições e influências das zonas ocidentais, orientais e do sul da Europa se fundiram com as tradições locais mais antigas. Estas lápides são ainda notáveis pela inter-confessionalidade, usadas para os enterros pelas 3 comunidades cristãs medievais, incluindo a igreja Ortodoxa, a igreja Católica e a igreja da Bósnia.

Na Croácia as principais localizações são Cista Velika, perto de Sibenik, bem no centro da Dalmácia e Konavle, perto de Dubrovnik.

A Catedral de Santiago em Sibenik

Catedral de Santiago em Sibenik, Croácia

Sibenik é uma pequena cidade costeira, entre Zadar e Split, construída numa colina. No topo, o Forte de São Miguel (Tvrđava sv. Mihovila no original) oferece vistas fantásticas para a baía na frente da cidade onde apenas um estreito canal comunica com o mar aberto. A cidade fica ainda muito próxima do Parque Nacional de Krka, o mais famoso do país após o Parque dos Lagos de Plitvice.

Mas o ex-libris da cidade é mesmo a Catedral de Santiago. A construção iniciou-se em 1431 e só terminou em 1536. Em 2000 foi inscrita na lista de Património Mundial da Humanidade da Unesco na Croácia, sobretudo pela fusão arquitetónica entre elementos Góticos e Renascentistas, sendo um testemunho único da transição de um estilo para o outro.

Os Trabalhos Venezianos de Defesa entre os séculos XVI e XVII

Forte de São Nicolau, Sibenik, Croácia

Este item engloba 6 fortificações castrenses situadas na Croácia, Itália e Montenegro que se estendiam ao longo de mais de 1.000 km desde a Lombardia italiana à costa oriental do Mar Adriático. As fortificações terrestres do “Stato da Terra” defendiam o flanco noroeste da Sereníssima República de Veneza, enquanto as navais do “Stato da Mar” protegiam os seus portos e as rotas marítimas que iam do Adriático a Bizâncio e ao Oriente Próximo para apoiar o poderio e expansão da Sereníssima. Com o uso inovador da pólvora e artilharia na arte da guerra, a concepção de arquitetura e das técnicas militares foram profundamente modificadas, dando origem à construção de fortificações “alla Moderno” (isto é, com baluartes) que mais tarde se espalhariam por toda a Europa.

Na Croácia estão registados os sistemas defensivos de Zadar e o Forte de São Nicolau no Canal de Santo António, que protege a entrada para a cidade de Sibenik.

As Florestas Antigas e Primárias dos Cárpatos e de Outras Regiões da Europa – Património Natural

As Florestas Antigas e Primárias dos Cárpatos e de Outras Regiões da Europa são tmabém Património da Humanidade da Unesco na Croácia. Foto: croatia.hr

Esta propriedade transfronteiriça estende-se por 12 países. Desde o fim da última Idade do Gelo, a faia europeia espalhou-se a partir de algumas áreas de refúgio isoladas nos Alpes, Cárpatos, Dinárides, Mediterrâneo e Pirenéus por um curto período de alguns milhares de anos num processo que ainda está em evolução. A expansão bem-sucedida em todo o continente europeu está relacionada com a adaptabilidade e tolerância das árvores a diferentes condições climáticas, geográficas e físicas.

Na Croácia encontram-se nos Parques Nacionais de Velebit e de Paklenica.

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice – Património Natural

Parque Nacional dos Lagos de Plitice, Croácia

Os Lagos de Plitvice são dos locais mais famosos da Croácia. E isso é uma verdadeira proeza, tendo em conta a lindíssima costa do país, polvilhada de cidades históricas, ilhas paradisíacas e beleza natural.

Este Parque Nacional tem 16 lagos e múltiplas cascatas/cachoeiras de grande beleza, razão pela qual lhe foi outorgado o distintivo da Unesco. Os visitantes vão visitando os lagos sucessivamente, passando tanto por trilhos de terra como por passadiços/passarelas de madeira construídas diretamente por cima da água! Há ainda um trajeto feito de barco (elétrico para minimizar o impacto causado no ecossistema local) que recorta o maior lago.

Há vários trilhos possíveis e de diferentes durações que podem ir até 2 dias! No entanto para o visitante mais comum bastará fazer o trilho mais curto, que visita os Lagos Baixos e a Grande Cascata em cerca de 3 a 4 horas. Diz-se que o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice merece ser visitado pelo menos 4 vezes, uma em cada estação do ano!

Quer conhecer o Património da Unesco na Croácia? Entre em contato para organizarmos a sua viagem à medida!

 

Outras leituras de interesse:

 

In: UNESCO, Wikipedia e intothebalkans.com
Tradução: e adaptação: Into the Balkans

Este site é propriedade da empresa Bússola Flexível Unipessoal Lda, registada no Turismo de Portugal com o nº RNAVT 8882.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e fique a par das novidades!

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest

Share This