Roteiro em Belgrado, a capital da Sérvia

30/08/2020 | Belgrado, Cidades, Sérvia

Belgrado, a capital da Sérvia e da antiga Jugoslávia! Uma cidade para a qual todo um post não bastaria. Prova disso são os inúmeros posts que já publicámos!

Mas vamos começar pelo princípio: a cidade é apontada como a nova Berlim pelo seu carácter tranquilo, desprendido e até pelo seu aspecto decadente chique onde uma nova sub cultura desponta, onde há um enorme ecossistema de start-ups e empreendedorismo, os grafittis se multiplicam e onde o consumo de café mantém as suas gentes acordadas até de madrugada, ou não fosse esta a capital da noite na Europa de Leste ou mesmo no mundo inteiro!


 

Stari Grad (o centro histórico)

Um tour de Belgrado normalmente começa pela principal praça da cidade, Trg Republike (Praça da República) onde se encontra o Museu Nacional e o Teatro Nacional. A partir daqui segue-se pela longa rua pedestre/pedonal de Knez Mihajlova que termina na fortaleza da cidade. Explore as outras ruas pedonais perto da Knez Mihajlova e descubra algo novo em cada uma delas! A Obilicec Venac tem uma série de bares que no verão costumam ter música ao vivo à noite.

A Rua Knez Mihajlova, o verdadeiro centro de Belgrado

O centro histórico é dominado pela enorme Fortaleza de Kalemegdan numa colina precisamente na desembocadura do caudaloso Rio Sava no ainda maior Rio Danúbio. Este é provavelmente um caso único em capitais europeias! As vistas são magníficas e o cartão postal da cidade. Explore bem todo o recinto. Aqui pode encontrar 2 igrejas, o Museu Militar de Belgrado – se não quiser pagar pode apenas caminhar nas imediações para ver alguns tanques e peças de artilharia, sobretudo do início do séc. XX – alguns bares e restaurantes – o Kalamegdanska Terasa também tem belas vistas – um bunker, vestígios romanos e até o Zoológico de Belgrado! Para além do Pobednik, o monumento no topo de uma coluna precisamente no ponto onde melhor se observa a fusão dos 2 rios!

O monumento Pobednik na Fortaleza de Kalamegdan, em Belgrado

Nas imediações da Praça da República fica o bairro histórico de Dorcol, cheio de bares e restaurantes e onde se encontra também a única mesquita da cidade. A única das centenas que havia até ao início do século XX. Vá até à Rua Skadarlija ou Skadarska como às vezes aparece mencionada para comer um jantar memorável (foto de capa)! Qualquer um dos restaurantes que escolher tem música sérvia ao vivo e pratos típicos. Aqui, entre boa comida, boa bebida, boa música, bons amigos e boas conversas é onde se encontra o verdadeiro espírito de Belgrado!

Continuando o passeio do final da Rua Knez Mihajlova, o Hotel Moskva é digno de registo. Tome um café na elegante cafetaria do hotel, por vezes até acompanhado de piano ao vivo! Siga para o Parlamento da Sérvia e a Igreja de São Marcos. Vá pela rua Kralja Milana até à Praça Slavija e daí é um pulinho até ao enorme Templo de São Sava, a maior igreja ortodoxa do mundo, segundo algumas fontes. Não deixe de visitar a magnífica cripta toda pintada a dourado, por baixo da igreja.

O centro de Belgrado: à esquerda a Rua Kralja Milana e à direita o Parlamento da Sérvia

Relativamente perto ficam os edifícios bombardeados do antigo Ministério da Defesa da Jugoslávia, que são uma recordação permanente do ataque que a Nato levou a cabo contra o país em 1999, durante 78 dias. E é que nenhum tour de Belgrado fica completo sem contar a milenar história do país, sobretudo a do século XX. Os edifícios ficam na esquina da Rua Nemanjina com a Rua Kneza Milosa.
 

Do outro lado do Rio Sava: Nova Belgrado e Zemun

Do outro lado do rio Sava fica o bairro de Nova Belgrado, construído quase inteiramente entre os anos 50 e 80 do século passado, em estilo Brutalista, dando corpo à visão socialista do sistema da época. Embora hoje pareça apenas um enorme bairro sem graça, onde se vê demasiado betão, linhas retas e tudo demasiado cinzentão, convém perceber o seu enquadramento nos valores da época. Foi um projeto enorme para albergar toda a gente que vinha morar para a então capital da Jugoslávia, vindos de todo o país. No entanto procurou-se dar qualidade de vida aos seus habitantes, atingindo um equilíbrio entre a vida familiar, social e profissional. É frequente ver no meio de cada quarteirão (ou bloco, de acordo com a denominação local) toda a infra-estrutura necessária como espaços verdes, escolas, jardins de infância, zonas de lazer, supermercados, bancos, etc. Vá lá e surpreenda-se! Se realmente aprecia a arquitetura da época não deixe de ver as Torres Genex, o enorme Palata Srbija (onde antes se reunia o governo federal da Jugoslávia), o Hotel Jugoslavija (que conserva o nome e se mantém em funcionamento) e o Sava Centar (um centro de convenções onde poderá entrar). Primeiro estranha-se, depois entranha-se!

As Torres Genex, no bairro de Nova Belgrado, são um dos mais conhecidos exemplos da Arquitetura Brutalista

Mais adiante o bairro de Zemun. Até à 1ª Guerra Mundial Zemun era o último vilarejo do Império Austro-Húngaro e essa diferença é bem visível nas fachadas dos prédios e casas deste bairro. Aproveite para dar um passeio e almoçar na margem do rio Danúbio – pode começar no Hotel Jugoslavija citado anteriormente – e subir à Torre de Gardos para ter uma excelente panorâmica de toda a cidade!

A lendária Torre de Gardos, no bairro de Zemun, Belgrado


 

Outros locais a visitar

Outros locais imperdíveis são:

  • Museu de Nikola Tesla – o famoso inventor era sérvio! – que fica no coração do bairro de Vracar, um dos mais charmosos da cidade,
  • o Museu da Jugoslávia onde também se encontra o Mausoléu do Marechal Tito – o antigo líder da Jugoslávia. Fica ligeiramente retirado do centro da cidade, terá que ir de transportes públicos ou táxi,
  • a zona ribeirinha de Beton Hala, uma espécie de docas com inúmeros bares e restaurantes onde vai quem quer “ver e ser visto”,
  • os Splavs – no verão a maior parte dos clubes noturnos da cidade fecham as portas e mudam-se para as suas instalações no Rio Sava (literalmente). São umas embarcações construídas no rio onde pode encontrar todos os tipos de música… e de aventuras 😉

Vista para a Fortaleza de Kalemegdan a partir do Rio Sava. Imperdível num Tour de Belgrado

Para visitar todas estas atrações o ideal é passar 2 a 3 dias na cidade. Mas o tour de Belgrado não é apenas olhar para as fachadas, maioritariamente envergonhadas pelo passar do tempo. É ver o que está por detrás, o que não é óbvio, e perceber que apesar de tudo esta é uma das cidades mais fascinantes da Europa! Por isso convidamo-lo a desbravar esta cidade conosco! Veja aqui os nossos passeios em português pela cidade.

revista Volta ao Mundo na sua publicação sobre Belgrado descrevia-a assim “Sejamos justos: Belgrado não é uma cidade bela, no sentido convencional do termo. (…) tem, contudo, um encanto próprio, o encanto dos sítios que gostam de viajantes exigentes”.

Outras leituras de interesse:

Texto: Into the Balkans

Este site é propriedade da empresa Bússola Flexível Unipessoal Lda, registada no Turismo de Portugal com o nº RNAVT 8882.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e fique a par das novidades!

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest

Share This