O que ver em Split, a principal cidade da costa da Croácia

Na bela costa da Croácia e a 4 horas de autocarro da famosa Dubrovnik (se está em Dubrovnik veja aqui opções de passeios nas redondezas), Split é a segunda maior cidade do país e um lugar vibrante que combina perfeitamente o moderno com o antigo. É também uma das cidades croatas usadas como cenário de Game of Thrones, e os fãs da série podem juntar-se a um tour apenas dedicado a esse tema.

Split é o centro económico e cultural da região da Dalmácia, sendo também a sua capital.

A cidade foi habitada continuamente por milhares de anos, começando pelos romanos, seguido pelos bizantinos, croatas, venezianos e finalmente pelos austríacos, que só partiram em 1918. A Cidade Velha está maravilhosamente preservada e oferece uma bela visita aos turistas. Nela se encontra o Palácio de Diocleciano, um dos monumentos romanos mais impressionantes da Europa, e o que muitos consideram ser o melhor museu de arte da Croácia, a Galeria Ivan Mestrovic.

A leste do seu bonito passeio à beira-mar está o principal centro turístico de Split, onde os visitantes irão encontrar alguns dos melhores restaurantes, locais de entretenimento e hotéis. Há também uma série de fantásticas excursões  de um dia de Split que o levam a outras partes próximas da Croácia, como a antiga cidade de Salona e as belas praias de Zlatni Rat, Brela, as Ilhas Pakleni, Solta e Milna.

Esta é a nossa lista das principais atrações e coisas para fazer em Split!

  1. O Palácio do Diocleciano

O espectacular Palácio Diocleciano – construído em estilo militar romano – é Património Mundial da UNESCO e uma visita aqui é uma das principais coisas a fazer em Split. A sua cave também serviu de cenário a Game of Thrones. Embora o Imperador Diocleciano tenha vivido aqui apenas oito anos até a sua morte em 313 d.C, o palácio continuou a desempenhar um papel importante como centro administrativo e a residência do governador.

O Palácio de Diocleciano em Split

Originalmente com cerca de 215 metros de comprimento, 180 metros de largura e paredes grossas com até 28 metros de altura, o palácio também era protegido por torres em cada esquina e ostentava quatro entradas, três das quais de importância: a Porta Dourada, a Porta de Prata e a Porta de Ferro. 

Várias atrações que valem a pena visitar dentro deste local incluem o Templo de Júpiter, a Catedral de São Domnius e a Praça Medieval Brace Radica com a sua Torre da Marina do século XV, o Palácio Milesi do século XVII e uma estátua de Marko Marulic, considerado o fundador da literatura Croata.

  1. Cidade Velha de Split

Vai precisar de pelo menos algumas horas para ter uma amostra real da Cidade Velha e não há melhor maneira de fazer isso do que a pé. Siga para a Praça Narodni Trg (ou simplesmente Pjaca) onde a antiga Câmara Municipal de Split tem vista para um sofisticado largo de azulejos de mármore brilhantes e cafés com assentos ao ar livre. A Praça da Fruta também é essencial, devendo o seu nome ao mercado que aqui aconteceu durante séculos. Aqui vê-se bela arquitetura renascentista, restos da era veneziana de Split. Para ver como os habitantes de Split passam o dia experimente a Rua Marmont, que se estende até à água – na parte superior – com as suas lojas, cafés e restaurantes.

A praça Narodni Trg, em Split, Croácia. Foto: thecrazytourist.com

A Cidade Velha de Split é o labirinto de ruas e faixas de paralelepípedos que rodeiam o Palácio de Diocleciano. A Praça do Povo (Narodni Trg) é o coração da Cidade Velha. Cafés e restaurantes espalham-se pela praça e um dos pontos altos deste local é o relógio da cidade velha.

  1. Parque Florestal de Marjan e a Escadaria de Marjan

Os cidadãos de Split estão muito orgulhosos do Parque Marjan e com razão. Este belo parque que remonta ao século IV ocupa uma península com vista para a cidade e é um retiro maravilhoso para os visitantes já cansados. Além das suas várias áreas de descanso, o parque é notável pelos seus imponentes pinheiros, que abrigam trilhas tranquilas para caminhadas.

Vista da cidade de Split e o Parque Marjan

Também de interesse é a famosa Escadaria de Marjan, que dá acesso ao miradouro de Telegrin, onde a vista para o mar é espectacular e inclui lugares como o Golfo de Kastela; Salona e Klis; Trogir e Ciovo; e as ilhas de Solta, Brac, Hvar e Vis (a escalada é um desporto popular nas falésias abaixo do miradouro). O Parque Florestal de Marjan pode ser facilmente acessado a partir do centro de Split, caminhando pelo antigo bairro de Varos cerca de15 minutos.

  1. A fortaleza Klis

Localizada a cerca de 12 km a nordeste do centro da cidade, a Fortaleza Klis merece uma visita. O autocarro nº 22 que sai da estação de Split passa por lá. Se assistiu à série Game of Thrones poderá reconhecer o castelo como a Cidade de Meereen. A impressionante fortaleza está situada ao longo de uma formação em calcário, com 385 metros de altura no seu ponto mais alto, e era usada para controlar o vale que leva à cidade. O forte é extenso e estreito tendo sofrido constantes aumentos à medida que os séculos avançavam.

A fortaleza de Klis, palco das filmagens de Game of Thrones na Croácia

Um pequeno museu no local apresenta exposições sobre o passado sangrento do castelo, assim como trajes  tradicionais e espadas. Há também uma sala dedicada às filmagens de Game of Thrones, e os visitantes podem subir sobre as fortificações no interior.

  1. A Galeria de Ivan Mestrovic

Enquanto numerosos e bons exemplos do trabalho de Ivan Mestrovic podem ser vistos em toda a cidade, o melhor lugar para saber mais sobre o artista mais reverenciado da Croácia é na galeria com o seu nome, a Galeria Ivan Mestrovic. Bom amigo de Rodin, Mestrovic foi amplamente considerado um dos escultores mais importantes do século XX. Ele mesmo supervisionou o design da galeria.

Galeria Ivan Mestrovic, em Split, capital da região da Dalmácia – Croácia

Originalmente a sua residência durante a década de 1930, a Galeria Ivan Mestrovic foi iniciada em 1952, após uma substancial doação de arte do próprio artista. Os destaques incluem uma coleção de 86 estátuas em mármore, pedra, bronze, madeira e gesso; numerosos desenhos e oito grandes estátuas de bronze nos agradáveis jardins da galeria.

  1. Viagem de um dia a Salona

A cerca de oito quilómetros a norte de Split está a antiga cidade de Salona (Solin), um destino popular para os entusiastas da história. Ocupada por ilíricos, gregos e finalmente pelos romanos, esta antiga cidade possui muitas atrações históricas dentro das antigas muralhas da cidade, incluindo o anfiteatro, aqueduto, complexo do bispo e fórum.

Detalhe na cidade de Salona, Croácia

Construído pelos romanos no século II, o impressionante Anfiteatro Salona foi projetado para albergar até 20.000 pessoas e é notável pelos seus canais subterrâneos, que se acredita terem sido usados para encenar batalhas navais simuladas. O Aqueduto de Salona, construído no século I, é impressionante, de fácil acesso e era usado para transportar água do rio Jadro até Split, terminando no Palácio de Diocleciano.

  1. Excursões às praias mais bonitas da costa Croata

A uma curta distância da antiga cidade de Salona ficam as populares praias de Zlatni Rat, Brela, Solta, Milna e as Ilhas Pakleni. Qualquer uma destas opções é facilmente alcançável numa viagem de um dia a partir de Split.

A praia de Zlatni Rat na ilha de Brac, Croácia

Destes belos locais, o mais conhecido é Zlatni Rat, na costa sul da ilha de Brac. Famoso pela sua forma única e formado em grande parte por seixos aqui depositados pelo vento e correntes, esta fascinante “língua” de terra entra pelo mar cerca de 500 metros e a sua forma vai mudando um pouco consoante as marés. As águas quentes da praia e os desportos náuticos como remo, caiaque e windsurf fazem com que a praia seja muito concorrida no Verão, tanto por locais como por turistas.

Quase tão popular (e igualmente bela) é Brela, votada consistentemente uma das melhores praias da Europa, e as Ilhas Pakleni, uma espectacular cadeia de ilhas com 10 quilómetros de comprimento, ostentando inúmeras enseadas tranquilas e praias encantadoras.

  1. A inimitável cidade de Trogir

A bela cidade de Trogir tem um lugar privilegiado na costa da Dalmácia, a apenas 30 quilómetros de Split. A cidade tem uma história agitada que remonta a 380 a.C, e tem sido habitada continuamente por uma sucessão de gregos, romanos, húngaros e venezianos desde então. Declarado Património Mundial pela UNESCO em 1997, a charmosa Trogir está bem preparada para acomodar os visitantes com as suas inúmeras atividades, infra-estrutura hoteleira e um cenário gastronómico diverso. A cidade ocupa toda a extensão de uma pequena ilha ao largo da costa dálmata mas é acessível de carro através de uma ponte.

Trogir, mais uma cidade Património Mundial da Unesco na Croácia

Não há dúvidas que Split é uma das mais belas e mais importantes cidades croatas e que dispõe de uma vasta oferta turística. Porém, ao perguntar a um splitense o que faz a alma de Split, responderá o seu grande amor pelo desporto mais popular do mundo. Os jogos do Hajduk, o clube local, são simplesmente imperdíveis, sobretudo quando o adversário é o grande rival de Zagreb, o Dinamo. A propósito, Split tem o grupo de torcedores mais antigo do mundo, Torcida, criado segundo os grupos de fãs brasileiros que se tornaram famosos durante os anos 1950.

Split possui uma dinâmica única! Para terminar recomendamos que tome um café à beira mar (na Riva, esse calçadão projectado por um judeu de ascendência portuguesa no século XVI) e observar as pessoas que por aí se passeiam. Dizem que é obrigatório usar óculos de sol em Split, até de noite!

Descubra os encantos desta cidade que faz com que ninguém seja indiferente. Entre em contato para organizarmos o seu passeio por Split, Trogir e toda a região!

 

Outras leituras de interesse:

 

 

In: https://www.planetware.com/tourist-attractions-/split-hr-da-s.htm
Fotos: https://www.planetware.com/tourist-attractions-/split-hr-da-s.htm excepto quando indicado na própria foto
Tradução e adaptação: Into the Balkans

Este site é propriedade da empresa Talas Travel, agência de viagens nº 33/2015, de direito sérvio.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest

Share This