O famoso “comboio azul” da Jugoslávia comunista pode agora ser visitado

Da rainha Elizabeth II à revista Playboy, ninguém resistiu ao famoso Comboio (trem em português do brasil) Azul de Tito, que hoje em dia pode ser visitado em Belgrado, ou mesmo alugado para uma viagem repleta de história.

Décadas após a morte do revolucionário comunista Josip Broz Tito e a queda da Jugoslávia, o Comboio Azul continua a ser um dos símbolos mais queridos de um país que não mais existe. “A maioria dos turistas que visitam o Comboio Azul vem da Eslovénia, eles têm o lado mais suave da Yugo-nostalgia”, diz Željko Jovanović, responsável pelo Comboio Azul.

O salão cerimonial no comboio azul. Imagem de Mladen Savkovic
Foto de capa: O brasão da República Socialista Federativa da Jugoslávia na lateral de uma carruagem do “Comboio Azul”. Imagem de ANDREJ ISAKOVIC / AFP / Getty Images

O comboio costumava levar o presidente vitalício da Jugoslávia, a sua esposa e comitiva para as ilhas Brijuni, na Croácia, o lugar favorito de Tito no verão. Foi neste comboio que ele hospedou convidados importantes de todo o mundo, da rainha Elizabeth II a Haile Selassie, Yasser Arafat, Jawaharlal Nehru… O Comboio Azul também é lembrado pela última viagem de Tito, depois de ele ter falecido a 4 de maio de 1980, quando transportou o seu caixão de Ljubljana para Belgrado. Atualmente, o comboio serve como um museu, ocasionalmente levando viajantes para Bar, o principal porto do Montenegro, deslizando por algumas das montanhas e desfiladeiros mais espetaculares do sudeste da Europa.

O salão de oito lugares. Imagem de Mladen Savkovic

No entanto, a Yugo-nostalgia não é a única razão pela qual as pessoas vêm visitar este comboio único. “Nós atraímos um grande número de entusiastas de comboios da Áustria, Alemanha e Suíça, e também já tivemos inúmeras visitas turísticas do Reino Unido”, explica Jovanović, acrescentando que todos ficaram impressionados com os luxuosos vagões que eram uma raridade na Europa na década de 1950, quando o Comboio Azul começou as suas andanças.

O escritório de Tito a bordo. Imagem de Mladen Savkovic

As locomotivas originais receberam o nome de batalhas famosas da Segunda Guerra Mundial, como Kozara ou Sutjeska. Seja a sala de jantar cerimonial ou o bar inspirado nos signos do Zodíaco, o acolhedor quarto de Tito, o seu escritório ou os quartos privados, cada vagão conta histórias interessantes. Detalhes art déco estão espalhados por todo o lado, com tapetes de lã, seda e veludo, e TV retro e rádio. Não é surpresa que até mesmo a revista Playboy tenha alugado um vagão há alguns anos, para uma festa organizada na Sérvia.

A casa-de-banho de Tito com o quarto dele ao fundo. Imagem de Mladen Savkovic

Os entusiastas de comboios podem comprar bilhetes (300 dinares / 2,5 euros) para visitar o Comboio Azul na estação ferroviária central de Belgrado. O comboio está estacionado na estação de Topcoider Depo, e visitá-lo – bem como outros charmosos comboios veteranos, o Nostalgia e o Romantika – faz parte da oferta turística da empresa Ferroviária Sérvia.

O quarto de Jovanka (mulher de Tito). Imagem de Mladen Savkovic

Para os verdadeiros fãs, há a opção de alugar o comboio completo ou um único vagão, seja para viagens ou sessões de cinema, conferências, workshops, exposições, casamentos … E por uma taxa adicional, pode até provar autênticos e deliciosos pratos preparados de acordo com as receitas originais do Livro do Cozinheiro de Tito.

Para uma viagem completa aos vestígios da Jugoslávia e Yugo-nostalgia (como o próprio nome indica é um sentimento de saudosismo por este país que já não existe) entre em contato connosco. Ainda há muito para ver!

Leituras relacionadas:

 

 

Texto: Mladen Savkovic

In: https://www.lonelyplanet.com/news/2018/01/24/blue-train-belgrade-visit/

Tradução: Into the Balkans

Este site é propriedade da empresa Talas Travel, agência de viagens nº 33/2015, de direito sérvio.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest

Share This