Montenegro – o que visitar neste pequeno grande país!

9/02/2020 | Cidades, Kotor, Montenegro

O Montenegro (literalmente traduzido do seu nome original, Crna Gora, ou seja, montanha negra) é um pequeno país costeiro conhecido pela sua impressionante beleza natural e grande variedade de atividades desportivas. Os turistas são agradavelmente surpreendidos pelo facto de a maioria dos locais mais emblemáticos poderem ser descobertos em poucos dias. Se você é adepto de natureza e praias, ou viciado em adrenalina, o Montenegro é um destino que cumprirá as suas expectativas.

Veja de seguida o que ver e fazer neste país montanhoso, “à beira-mar plantado”. Estas sãos as 12 principais atrações do país:

 

1. A esplêndida Baía de Kotor

A Baía de Kotor (Boka Kotorska) é a baía mais austral da Europa e está entre as mais deslumbrantes. Acima da estreita linha costeira encontra-se uma cadeia de montanhas com penhascos rochosos, e a baía abaixo está dividida em quatro baías menores – Herceg Novi, Risan, Kotor e Tivat. Além das montanhas e das águas cristalinas, pequenas cidades costeiras ricas em história e cultura pontilham a costa montenegrina. Uma das pérolas da Boka Kotorska fica na entrada da baía: Mamula, a pequena ilha no mar adriático que alberga uma fortaleza de importância histórica e cultural.

A ilha fortificada de Mamula guarda a entrada da Baía de Kotor, no Montenegro

Falando de história, na área da baía encontram-se algumas instalações militares subterrâneas da antiga Jugoslávia. De aspeto imponente, estes espaços irradiam encanto singular e um misticismo já que ainda hoje se desconhece o propósito do seu uso. No entanto, se os estabelecimentos misteriosos não forem da sua preferência, simplesmente desfrute das vistas espetaculares durante o passeio de barco na baía.

A Baía de Kotor, no Montenegro

2. O poderoso Mosteiro de Ostrog

Um milagre construído pela interacção entre a natureza e o homem, esculpido quase na sua totalidade numa falésia montanhosa verticalmente posicionada, é hoje a pérola da espiritualidade montenegrina visitada por mais de cem mil peregrinos de todo o mundo e por viajantes de todas as religiões. É um dos três destinos ortodoxos mais visitados do planeta. Destaca-se a sua capela em forma de caverna e o complexo do Mosteiro que preserva a santidade de São Basílio, o Santo Cristão Ortodoxo dos Milagres.

O Mosteiro de Ostrog, Montenegro. Foto: lonelyplanet.com

3. Durmitor, o rei das montanhas montenegrinas

O Parque Nacional Durmitor é um dos sítios mais impressionantes de Montenegro e um dos melhores locais do mundo para caminhadas, escaladas, alpinismo e rafting. Património Mundial da UNESCO, Durmitor é o lar do rio Tara, do desfiladeiro Nevidio, 18 lagos glaciais, florestas densas, incrível fauna e flora, e picos de montanhas surreais – o mais alto com 1523 metros de altura em Bobotov Kuk. Por mais longa e cansativa que seja a caminhada até ao topo, é extremamente gratificante e apresenta um dos trilhos mais atraentes de Montenegro. Outros locais a não perder são os picos de Meded e Prutas, os lagos Skrcka e a caverna de gelo.

A beleza indescritível do Parque de Durmitor, Montenegro. Foto: @kaygorodow

4. Rafting no Rio Tara

Rafting no rio Tara é provavelmente a actividade mais popular no Montenegro; não é difícil perceber porquê. Atravessando as imponentes montanhas do norte do Montenegro, o Rio Tara, forma o desfiladeiro mais profundo da Europa e um dos mais profundos do mundo. Por isso os viajantes de todas as partes vêm aqui testemunhar este fenómeno natural. Com águas cristalinas – graças às quais também é conhecido como a Lágrima da Europa – os tons de azul impressionantes e a jóia da coroa que é o Ponte Djurdjevića Tara, o rio Tara oferece a experiência de rafting mais singular que se pode imaginar.

A Ponte Djurdjevica sobre o rio Tara. Foto: Alexey Malakhov

5. Montanha Lovcen, mais além da natureza

Lovcen não é uma mera montanha – é um lugar sagrado para os montenegrinos, erguendo-se majestosamente acima da antiga cidade costeira de Kotor e estando no centro da sua identidade nacional. No topo de Lovcen encontra-se um mausoléu onde está sepultado Petar II Petrovic-Njegoš, o maior governante e poeta montenegrino. É um monumento impressionante, construído no Lago Crest – um local que o próprio Njegoš escolheu para o seu eterno descanso.

A majestosa montanha Lovcen e o mausoléu de Njegos. Foto: theculturetrip.com

6. A romântica cidade de Kotor

O que Durmitor é entre as montahas, Kotor é entre as cidades. Património da Humanidade da UNESCO, Kotor é o destino mais famoso do país. As suas ruas estreitas, praças pitorescas e edifícios de pedra com pequenas varandas exibem um rico passado cultural. Desfrute de um passeio na Cidade Velha e não se esqueça de subir as muralhas sobre a cidade para contemplar a deslumbrante vista da baía abaixo.

A cidade de Kotor, Património Mundial da Unesco, no Montenegro

7. Apaixone-se por Perast

A pequena e idílica vila de pescadores, Perast, localizada a apenas 20 minutos de carro de Kotor, parece uma jóia bem escondida da sua vizinha que recebe um número maior de visitantes. Ao contrário, Perast é tranquila, encantadora e compacta. Parece uma fusão entre o Lago Como e Veneza, especialmente quando o sol de verão é deslumbrante. Precisa-se de uma hora para explorar toda a cidade – incluindo tempo para se aventurar pelas escadas e gozar das vistas sobre a baía e a cidade abaixo. Uma atividade a não perder em Perast (ou Kotor) é embarcar num táxi aquático e visitar a pequena igreja na ilha feita pelo homem, Nossa Senhora das Rochas.

Perast, uma das vilas na Baía de Kotor – Montenegro

8. Budva, uma cidade vibrante

A cidade de Budva tem uma série de coisas interessantes para explorar, incluindo enseadas, penhascos, ilhas, recifes e 17 incríveis praias de areia! Não perca a praia de Jaz, uma das três maiores praias da costa do Montenegro; Becici, designada como a mais bela praia do Mediterrâneo; e Kamenovo, uma praia com águas claras e turquesas rodeada de montanhas.

Centro histórico de Budva, Montenegro. Foto: archtrends.com

9. Sveti Stefan, o cartão de visita do Montenegro

Está à procura de luxo e exclusividade? Então o seu destino é a ilha-hotel Sveti Stefan. A apenas alguns quilómetros de Budva, Sveti Stefan é um resort de luxo especialmente popular entre as celebridades de todo o mundo devido à sua localização única, hotéis de cinco estrelas e praias belísimas. Sofia Loren, Elisabeth Taylor e Kirk Douglas, são alguns dos nomes míticos que passaram por aqui.

Perto da ilha Sveti Stefan ficam as famosísimas Kraljicina plaza (A praia da rainha), a única praia privada da costa montenegrina, bem como Milocer. O prazer de estar nesta pequena ilha não é barato, mas é suficiente fazer uma excursão e passar um dia na areia cor-de-rosa, do sol ou mergulho para experiementar o ambiente medieval da ilha misturado com luxo de primeira.

Sveti Stefan – Montenegro

10. O Lago de Skadar, o maior dos Balcãs

O lago Skadar é o maior lago da península balcânica, dividido entre dois países, Montenegro e a Albânia. Uma das principais atrações do Montenegro, este lago deixa os visitantes sem fôlego com o seu tamanho e as belezas naturais. Sendo ao mesmo tempo parque nacional, destaca-se por estar cheio de ilhas e penínsulas com traços de história e um património cultural valioso. Aliás, há um grande número de mosteiros e igrejas construídas nas ilhas do lago. A água límpida e o ambiente preservado permitiram o desenvolvimento de um ecossistema extremamente rico. É o único habitat de pelicanos no sul da Europa, e é ideal para a observação de aves em geral. Enquanto navega pelo lago pode ver nenúfares com enormes flores brancas que parece ser um tapete de água.

Lago de Skadar, Montenegro

11. A antiga cidade muralhada de Stari Bar

Bar é muito popular entre os turistas que visitam Montenegro. Uma das cidades mais ensolaradas, conta com mais de 270 dias de sol por ano. Bar é bastante moderna, com vegetação tropical e costa cercada por ciprestes. Uma das atrações históricas mais importantes é o Palácio do rei Nikola, que servia como residência do verão dos monarcas. Porém, a parte da cidade mais interessante é sem dúvida Stari Bar, a Bar Antiga, construída no sopé das sempre presentes montanhas montenegrinas.

Dos monumentos em Stari Bar, muitos são já apenas vestígios que testemunham uma antiga cidade entre os poucos assentamentos eslavos no sul do Adriático. A fortaleza do século XI está surpreendentemente bem preservada, enquanto da igreja românica de São Jorge permanece apenas a fundação. Nas imediações da cidade muralhada e por toda a região encontram-se várias mesquitas que nos relembram a presença também de uma vasta comunidade albanesa, com a fronteira já a poucos quilómetros.

As muralhas e montanhas em Stari Bar – Montenegro

12. As praias de Ulcinj e as imediações

Ulcinj é a cidade mais ao sul da costa montenegrina. É famosa pelas suas belas praias, adequadas para a prática de vela e surf e pela praia de nudismo Ada Bojana, localizada nas proximidades. A cidade velha de Ulcinj é das mais antigas de todo o Adriático e representa um local histórico e cultural de importância inestimável. A Torre de Balsic é certamente o edifício mais representativo de Ulcinj, que hoje serve como galeria e espaço para noites de poesia. Ulcinj é o mais parecido à Albânia antes do país propriamente dito!

A cidade de Ulcinj, no Montenegro. Foto: booking.rs

A Mala Plaza (praia pequena) de Ulcinj tem 360 metros de comprimento, com uma faixa longa de águas rasas, adequada para crianças pequenas. Fica em pleno centro da cidade, com uma bela mesquita mesmo em frente à praia que permite uma experiência inusual: apanhar banhos de sol ou de mar enquanto ouve o “chamamento” característico que incita os fiéis a se deslocarem à mesquita em horário de oração. Já a “Copacabana” de Ulcinj é muito maior, 13 km de largura, premiada com a bandeira azul europeia por arrumação e limpeza. Chama-se Velika Plaza (praia grande) e fica fora da cidade. Menos conhecida, mas igualmente digna de nota, é a praia de Valdanos, uma praia rochosa de 400 metros de comprimento, rodeada de montanhas verdes por todos os lados!

Praia de Valdanos, Ulcinj, Montenegro

A quinze quilómetros de Ulcinj fica a já mencionada Ada Bojana, uma ilha fluvial localizada no final da Velika Plaza, uma das praias mais populares de toda a costa montenegrina. A praia de Ada Bojana tem quase 3 km de comprimento e é coberta com areia fina, coisa rara no mar Adriático! Nos últimos anos, tornou-se um destino popular para os jovens, especialmente pelos bons ventos para o surf. Para além disso, e da já citada praia para nudistas esta ilha é um verdadeiro paraíso na terra, interdita a carros, com a pouca construção bem integrada na paisagem e sem as enchentes típicas dos meses de verão. Se procura um local zen para passar os últimos dias das férias pelo Montenegro, este é o destino!

 

Outras leituras de interesse:

 

Fontes: Wikipedia, worldofwanderlust.com e theculturetrip.com
Tradução e co-autoria: Into the Balkans
Foto de capa: A luxuosa ilha-hotel de Sveti Stefan. In: sharemontenegro.me

Este site é propriedade da empresa Bússola Flexível Unipessoal Lda, registada no Turismo de Portugal com o nº RNAVT 8882.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest

Share This