Em Zadar (Croácia) há um órgão marítimo e uma “saudação ao sol”!

Na cidade croata de Zadar no Mar Adriático, há um compromisso inevitável quando o dia é longo. É uma instalação espetacular localizada à beira-mar da cidade pelo arquiteto local Nikola Basic e conhecida como a “Saudação ao Sol”.

O que ali encontramos são mais de trezentas placas de vidro de várias camadas dispostas em círculo. Estas placas revestidas com células solares absorvem a luz solar durante o dia e, depois do pôr do sol, produzem uma luz brilhante, um espetáculo de animação acionado pela energia absorvida durante o dia. A energia solar absorvida não é utilizada apenas para alimentar esta exposição, também serve para iluminar uma parte da costa de Zadar.

Este círculo de luz tem 22 metros de diâmetro e está cercado por um anel de metal que tem gravada a lista dos dias em que são celebrados determinados santos (a Croácia é um país de tradição católica). Também figuram entre as inscrições os dados da declinação do sol desde o norte ou sul do Equador e da altura meridiana do Sol no dia de cada santo. A Saudação ao Sol é, portanto, uma espécie de grande calendário luminoso.

 

Órgão marítimo de Zadar

 

Ali perto há uma outra conhecida instalação artística do mesmo arquiteto: o órgão marítimo que converte as ondas do mar num relaxante música!

O “Morse Orgulje”, que pode ser traduzido como “órgão majestoso”, foi projetado por este arquiteto em 2005. É um espetáculo incrível! Os canais deste órgão ligam 35 tubos, cada um ligado por sua vez a diferentes cadeias musicais. É assim que obtém de forma natural os sons. As notas que desprened são puramente aleatórias, dependem de como as ondas se projetam contra o órgão.

Com este projeto, o arquiteto croata ganhou a quarta edição do Prémio Europeu de Espaço Público Urbano.

 

Funcionamento do órgão marítimo de Zadar

 

O órgão de mar tem 70 metros de comprimento e é feito de mármore. Cada tubo atravessa a estrutura e entra em contato com o Mar Adriático, enquanto no topo há pequenos orifícios que juntos criam uma melodia surpreendente e ideal para perder a visão no horizonte, ou simplesmente um prazer para os nossos sentidos!

Aqui pode ver e ouvir este impressionante instrumento:

 

Ou se quiser apenas ouvir:

 

 

Outras leituras de interesse:

 

Fotos e adaptado de: tysmagazine.com e actualidadviajes.com
Tradução: Into the Balkans

 

Este site é propriedade da empresa Talas Travel, agência de viagens nº 33/2015, de direito sérvio.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest

Share This