A ESLOVÉNIA FOI CONSIDERADA O PAÍS MAIS VERDE DO MUNDO, E ESTAS SÃO AS RAZÕES!

4/11/2018 | Eslovénia, Natureza

A Eslovénia é um desses países de tudo ou nada – ou não se sabe nada e não está nos radares, ou já se descobriu a sua magia e está-se loucamente apaixonado pelo país!

Não aparece no radar quando se trata dos principais pontos turísticos da Europa, mas a designação como país “Verde” pode bem vir a alterar isso.

Em 2016, a Eslovénia foi nomeada o primeiro destino Verde Certificado do mundo.

 

UMA PONTUAÇÃO EXCELENTE

Sabia que existe um sistema de classificação para destinos ecológicos? Pois é e a pontuação que a Eslovénia teve para conquistar este título foi de 96%. Existem 41 critérios, incluindo qualidade do ar, água e resíduos, vida selvagem e empresas ecológicas.

Eslovénia, o país mais ecológico do mundo em 2016

 

A CAPITAL DE TODAS AS CAPITAIS – LJUBLJANA

Quando se tem a cidade mais verde do mundo, e essa cidade é a maior do país, isso realmente coloca o país em vantagem. Ljubljana não só foi nomeada a Capital Verde da Europa em 2016, como também é consistentemente um dos principais destinos sustentáveis do mundo há anos.

Em 2015, a enorme zona pedonal no centro da cidade melhorou, e o serviço de empréstimo de bicicletas tornou-se popular entre os moradores e visitantes. Novos hotéis e pousadas foram abertos e considerados alojamentos ecológicos, e se se tiver em conta o compromisso da cidade com a gastronomia local, belos parques e transportes urbanos a metano, é óbvio o porquê  do triunfo do “movimento” verde.

Em Ljubljana reside cerca de 13% da população do país, mas há um total de 17 destinos certificados pela Eslovénia Verde em no país.

 

PREVALÊNCIA NA REDE NATURA 2000

Pode não ter ouvido falar nisso, mas a Rede Natura 2000 designa Áreas Especiais de Conservação (SACs) para proteger os diversos e ameaçados habitats de plantas e animais em toda a Europa. Estas áreas, escolhidas pela União Europeia, incluem mais de 35% da Eslovénia. Isso significa que mais de um terço do país foi considerado terra de conservação e é protegido e mantido em benefício do ecossistema.

 

FLORESTA DURANTE DIAS E DIAS

Um lago na Eslovénia

A Eslovénia é o terceiro país com mais florestas da Europa. A exploração de madeira é mantida no mínimo, e há abundância de tipos de árvores, incluindo pinheiros, carvalhos, faias e abetos. Um respeito geral pelas florestas e pelo solo e fontes de água que os acompanham contribuíram para a vegetação deslumbrante e imaculada que cobre quase 60% do país.

 

BOA ÁGUA

A Eslovénia não só está repleta de árvores como também de água. Tem muitas fontes de água saudáveis e alguns dos recursos hídricos naturais mais altos de toda a Europa.

A água da Eslovénia é potável, de alta qualidade, e com fontes em lagos e rios, entre os Alpes e o Mar Mediterrâneo!

Lago Bled, Eslovénia

 

SUSTENTABILIDADE E PRÁTICA

No geral, a Eslovénia tem conseguido priorizar o verde, sem sacrificar as coisas que o tornam um óptimo país para se viver e visitar. A qualidade de vida é uma das principais prioridades do país, por isso todas as mudanças e melhorias são feitas tendo em mente as pessoas e o meio ambiente.

Com foco na autenticidade local, dando mais sem sacrificar a qualidade, e a preservação do ambiente deslumbrante que o país acolhe, a Eslovénia foi capaz de entrelaçar iniciativas verdes na sua identidade, e, se acha que o país descansa no seu trono verde então certamente ficará surpreendido com a aposta que continuam a fazer no futuro.

A Eslovénia é a prova de que se pode ter tudo, e que o equilíbrio entre a natureza e a humanidade é uma meta bonita e atingível, e que o resto do mundo devia esforçar-se também.

Castelo e Lago de Bled

Se estes motivos verdes não forem suficientes para si, ficará feliz em saber que a Eslovénia  está localizada entre a Itália e a Croácia, no Mediterrâneo. Parece que os planos de viagem para o próximo ano ficaram muito mais (verde) claros!…

 

Leituras relacionadas:

  • Ljubljana, miss Europa: bonita, elegante e charmosa
  • Lago Bled: O país das maravilhas no inverno
  • Eslovénia: um segredo na Europa e um grande destino de viagem
  •  

    In: http://www.contiki.com/six-two/slovenia-has-been-named-the-greenest-country-in-the-world-and-this-is-why/
    Fotos: http://www.contiki.com/six-two/slovenia-has-been-named-the-greenest-country-in-the-world-and-this-is-why/. Foto de capa: Into the Balkans
    Tradução e adaptaçãso: Into the Balkans

    Este site é propriedade da empresa Talas Travel, agência de viagens nº 33/2015, de direito sérvio.

    Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

    Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

    Obrigado pela sua inscrição.

    Pin It on Pinterest

    Share This