A maior igreja ortodoxa da Europa. É em Belgrado!

Em Belgrado há uma espécie de “Sagrada Família” de Barcelona!… Apesar das inúmeras diferenças têm algo em comum: são projectos megalómanos e estão em construção há imensos anos! É o Templo de São Sava.

 

Candeeiro nas catacumbas da igreja

História

O objectivo de constuir o templo vem do final do século XIX, em concreto de 1895 quando se começou a pensar na sua construção. Em 1905 foi lançado um concurso para o projecto de construção mas todas as opções apresentadas foram rejeitadas.

Entretanto a Sérvia foi assolada pelas Guerras Balcânicas (1912 e 1913) e pela 1ª Guerra Mundial (1914-1918) pelo que apenas em 1919 se voltaria a pensar no projecto da igreja. Em 1926 foi então escolhido o projecto que ia tomar forma e a construção propriamente dita apenas começou em 1935! O projecto foi assinado pelos arquitetos Aleksandar Deroko e Bogdan Nestorović, em conjunto com o engenheiro Vojislav Zađina e a construção prosseguiu até 1941, quando a Jugoslávia foi invadida pela Alemanha nazi e restantes Forças do Eixo.

Apenas em 1958 um Patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia teve a ideia de retomar a construção. O governo na altura dificultou bastante o processo uma vez que os estados socialistas/comunistas não têm religião oficial. Para além disso a construção poderia significar o recrudescer de sentimentos nacionalistas no país, tendo como epicentro a religião, já que boa parte da população professava o catolicismo e outra parte considerável o islamismo. Por fim, em 1984 obteve-se a autorização necessária e no ano seguinte os trabalhos recomeçaram chefiados pelo arquitecto Branko Pešić que refez integralmente o projecto.

Em 1999 a Sérvia foi bombardeada pela NATO, o que fez interromper, mais uma vez, o projecto, sendo retomado em 2001.

Vista nocturna da entrada principal do Templo de São Sava em Belgrado

Em 2003 a obra foi terminada no exterior mas por dentro está, ainda, longe de estar concluída. As catacumbas estão terminadas e foram inauguradas recentemente enquanto que a decoração interior da cúpula foi revelada a 22 de Fevereiro de 2018.

Navegue abaixo pela fantástica cripta da igreja. Use o rato e não se esqueça de observar os tetos ricamente decorados.


Cripta do Templo de São Sava, Belgrado

Quem foi São Sava

O local escolhido para a construção do templo é onde se pensa terem sido cremados os restos mortais de São Sava, o fundador da Igreja Ortodoxa Sérvia e importante figura da época medieval nos Balcãs. A cremação ocorreu 300 anos antes da ideia inicial de construção da igreja, em 1595, às mãos dos turcos/otomanos, de religião muçulmana, que então dominavam esta zona da Europa.

A data de nascimento de São Sava não se conhece com exatidão mas terá provavelmente ocorrido em 1169 ou 1174, tendo falecido em 1236. Tinha sido enterrado no Mosteiro de Mileseva, perto da cidade de Prijepolje, na Sérvia mas os seus restos mortais foram exumados pelas forças otomanas com o intuito de serem queimadas em Belgrado, como resposta a um levantamento militar sérvio em 1594.

Pormenor de uma das paredes da cripta do Templo de São Sava em Belgrado

Características do Templo

A igreja é de planta central, com forma de cruz grega. Tem uma grande cúpula central de 70 m de altura, enquanto a principal cruz de ouro prateado tem 12 m, o que dá um total de 82 m. Mede 91 m de comprimento de leste a oeste e 81 m de norte a sul e tem uma superfície de 3.500 m². Terá capacidade para cerca de 10.000 pessoas, além de 800 lugares para o coro. A cave contém uma cripta onde estão o tesouro de São Sava e túmulo de São Lazar.

A fachada é feita de mármore branco e granito e, quando estiver acabada, a decoração interior será de mosaicos. A cúpula central contém um mosaico de Cristo Pantocrator.

A cúpula recentemente inaugurada. Os trabalhos estiveram a cargo da Academia de Artes russa

O interior da igreja, ainda em construção

 

 

Foto capa: instagram.com/esejapan/

Fonte: Wikipedia, Into the Balkans

Fotos: Into the Balkans

Este site é propriedade da empresa Talas Travel, agência de viagens nº 33/2015, de direito sérvio.

Design: Joana Figueiredo | Desenvolvido por: Sites Sem Espinhas | Copyright: Into The Balkans

Assine a nossa newsletter e ganhe 50€ de desconto na próxima viagem

Obrigado pela sua inscrição.

Pin It on Pinterest

Share This