5 Razões para visitar a Macedónia!
Se lhe faltam ideias de lugares para visitar, basta reparar nas propostas da Lonely Planet. A revista de viagens de renome mundial publicou recentemente a lista dos 10 países a visitar em 2020 onde em terceiro lugar surge a jóia escondida dos Bálcãs: a Macedónia. Oficialmente a República Macedónia do Norte, o país oferece aos seus visitantes uma fusão de culturas, paisagens deslumbrantes e um povo acolhedor. E claro, muita autenticidade a preços convidativos! Veja aqui as fotos e feedback da última viagem que organizámos pela Macedónia!
Apresentamos-lhe então as 5 razões para descobrir este país singular.
1- A diversidade de Skopje, a capital de contrastes
O caldeirão de culturas é sem dúvida a característica principal de Skopje. A presença histórica dos impérios romano, bizantino e otomano fez com que hoje a capital da Macedónia seja um espaço onde convivem macedónios, albaneses, romenos, turcos e sérvios. Esta coexistência reflete-se na multitude de instituições religiosas como mesquitas, igrejas ou mosteiros. Uma das mais destacadas é mesquita de Mustapha Pasha, construída no século XV. Outro ponto importante é a fortaleza de Kale que oferece impressionantes vistas sobre a cidade. Os fãs dos mercados autênticos vão desfrutar no Grande Bazar, um dos maiores na Europa que conseguiu preservar o espírito dos tempos otomanos. Porém, a Ponte de Pedra (Kamen Most) que liga o bairro antigo com a parte moderna da cidade considera-se o verdadeiro símbolo de Skopje.
Uma curiosidade interessante é que a Madre Teresa de Calcutá nasceu e cresceu em Skopje e a sua casa está aberta ao público com uma coleção de objectos pessoais. O seu nome verdadeiro era Agnes Gonxha Bojaxhiu e a sua família era albanesa.
2- A pitoresca cidade de Bitola
No sul da Macedónia fica outra cidade cativante. Bitola, antigamente conhecida como a “Cidade dos Cônsules” junta as casas com fachadas pitorescas, mesquitas turcas, mercados autênticos e ruas pedestres. Na mais famosa, Sirok Sokak, os visitantes costumam tomar um café e desfrutar tranquilamente de dia. Depois deste pequeno descanso vale a pena visitar o bazar em Bitola, mercado coberto que remonta ao século XV. É o lugar ideal para os apaixonados de compras já que este bazar (ou bezisten na língua original) oferece centenas de produtos diferentes.
3- A beleza do Lago Ohrid, a pérola da Macedónia
Embora a Macedónia seja um país sem costa marítima, o charmoso Lago Ohrid (Ocrida em português) de azul intenso, oferece a sensação de estar rodeado de mar. Declarada Património Mundial da UNESCO, a cidade de Ohrid é uma visita indispensável nesta parte dos Balcãs, já que além do lago oferece conteúdo histórico diverso. Basta mencionar a igreja de São João Kaneo construída sobre uma falésia, o excecional Mosteiro de São Naum ou o Museu Na água – Baía Dos Ossos, um complexo arqueológico único para perceber porque é que Ohrid se considera o principal atrativo turístico da Macedónia. Próximo de Ohrid encontra-se a encantadora aldeia Struga, também merecedora da sua atenção.
4- A natureza do Parque Nacional Mavrovo
Pouco frequentado e cheio de vida e vegetação, o Parque Nacional Mavrovo é um lugar a não perder na Macedónia com uma infinidade de possibilidades, para caminhadas ou esqui. Independentemente da estação do ano em Mavrovo é fácil estar em união com a natureza, passar momentos inesquecíveis e claro, fotografias impressionantes. Aproveite a tranquilidade e o ar fresco e desfrute da natureza pura com os seus amigos neste verdadeiro paraíso ao ar livre. Este pedaço da Macedónia é um bom lugar para onde se escapar e procurar um pouco de paz e tranquilidade.
5- Pratos e bebidas deliciosos em todos os lugares
Onde quer que esteja, pode ter a certeza que na Macedónia vai experimentar pratos e bebidas deliciosos. Fortemente influenciada pelas especialidades turcas e gregas, a gastronomia macedónia contém também características típicas dos Balcãs. O Burek, comida parecida à empada com queijo e carne picada, costuma comer-se ao pequeno-almoço. Mas o prato mais tradicional na Macedónia do Norte é o Tavče-Gravče, preparado com feijões frescos e logo servido muito quente em caçarolas de barro.
Como em todos os países da região, a bebida mais popular é a rakia, um licor forte feito destilado de ameixa. Muitas famílias preparam-no diretamente em casa, e costumam bebê-lo antes ou depois das refeições. Os macedónios têm muito orgulho na Skopsko, a cerveja nacional, bem como nos vinhos da adega Tikveš.
Tomar uma rakia (aguardente) quente quando faz frio, um copo do vinho Tikveš. Uma cerveja Skopsko quando faz calor na praia do Lago Ohrid enquanto contempla as paisagens de cortar a respiração. Descobrir a multiculturalidade de Skopje e a sua turbulenta história. E o mais importante, conhecer este povo hospitaleiro e engraçado.
A Macedónia é um país rico em cultura e com tanto para oferecer – está na hora de lhe fazer uma visita!
Outras leituras de interesse:
- Tour pela Europa autêntica – a zona da antiga Jugoslávia nos Balcãs
- 10 Razões para fazer uma viagem conjunta aos países da ex-Jugoslávia
- Veja aqui como foi a nossa mais recente viagem à Macedónia e Sérvia!
Fonte: https://www.traveler.es/ e Into the Balkans
Tradução: Into the Balkans
Foto de capa: Lago Ohrid